Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41192

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Eduardo Duarte Gomes da-
dc.contributor.authorNEPOMUCENO, Mariana Maciel-
dc.date.accessioned2021-09-27T19:30:06Z-
dc.date.available2021-09-27T19:30:06Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.citationNEPOMUCENO, Mariana Maciel. Imagens do trágico e alegorias da dor. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41192-
dc.description.abstractEsta pesquisa surge em seguida ao processo de Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e à ascensão da extrema-direita no mundo, evidenciada pela eleição do presidente estadunidense Donald Trump. Naquele momento, tornam-se frequentes passeatas e manifestações de rua pelo Brasil, descritas, muitas vezes como um fenômeno que se resume a uma disputa de narrativas sobre qual país é contado a partir daquele momento, com a perspectiva de olhar não somente para o futuro, mas, principalmente, para o passado. Há um enlace fatal entre páthos e cronos, entre nossas emoções e como elas se distribuem em uma dimensão temporal, social e coletiva. O problema desta pesquisa é a investigação sobre o potencial de imagens fotográficas para articular, mobilizar e agenciar emoções, tais quais horror, pavor, piedade, medo e compaixão, percebidas como interseção entre peças clássicas trágicas e movimentos políticos de resistência e de revolução. A hipótese deste estudo é de que modo imagens relacionadas ao período histórico depois de 2013, no Brasil, consolidam uma percepção trágica de mundo. Como metodologia, foram aplicados dois procedimentos principais que se alternam: o relato auto etnográfico para a descrição das manifestações de rua, enxergadas aqui como momentos ritualísticos mediadores da produção de imagens; procedimentos de montagem e de análise de quadros compostos de imagens, articulados pelo arcabouço conceitual dos estudos do trágico, tanto pelas suas dimensões filosóficas quanto pelas críticas vindas da Teoria da Literatura. As imagens são estudadas a partir da noção de representação e também como testemunho histórico. A seleção do corpus de imagem está amparada na busca pela identificação de matrizes de imagens que, quando aproximadas, testem a possibilidade apresentada neste projeto: a investigação de imagens de resistência política cuja dimensão sensível se aproxima da sensibilidade trágica. Compõem o corpus de estudo fotografias vindas da Internet e ensaios fotográficos publicados em meio impresso. Como estratégia metodológica, fotografias contemporâneas foram colocadas em diálogo com fotografias históricas e também com imagens das artes visuais, principalmente do Modernismo Brasileiro. Os resultados desta pesquisa apresentam a articulação entre estudos da imagem e da História da Arte como ferramentas de investigação de composições de imagens do fotojornalismo e de leitura do presente. As conclusões apontam caminhos pelo qual a sensibilidade estética, neste caso, circunscrita à tragédia, pode servir de análise de contextos políticos do presente.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.titleImagens do trágico e alegorias da dorpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5802734526630568pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9124646423472615pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to map images that approach a perception of the world marked by the experience of the tragic. Noticing the possibility of evidence or tracing unresolvable conflicts, terrible fate, falling image, and destruction of the subjective world aligned with reality outside the subject. I am interested in images circulating in Brazil, mainly since 2013 and circulating in the recent political scenario. Images that arise in journalism and in visual arts and extrapolate an individual experience of suffering, reaching aesthetic and political meanings. Could this movement be mapped and arranged as a constellation of collective pain experience? I invest in the notion of allegory as a theoretical tool for the methodological practice of articulating these images, even without a sense of unity among themselves, and going beyond the dynamics that are being exhibited. Here, an allegory is not only a synonym for metaphor, but as a constitution of a parameter that allows the immediate meaning of the image to be opened. The overall objective is to understand how images selected as possible remote experiences in Brazil, although it is aesthetic that relates a past and present. Some of the hypotheses that are tested are: 1) observe the occurrence of a tragic experience as a response and construct a form of sensibility (aesthetic) in the face of moments of intensification of the perception of vulnerability of human life; 2) to test the viability of the allegory concept as a methodological tool for the study of images; 3) the possibility of understanding street protests and demonstrations as a way of reviving ritualistic dimensions that enhance symbolic images; 4) propose a dramatic theory of images, thinking of them as actors and acting agents of contemporary theater experience.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Mariana Maciel Nepomuceno.pdf3,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons