Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41196

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA FILHO, Lourival Lopes-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Luana Alves de-
dc.date.accessioned2021-09-27T19:51:24Z-
dc.date.available2021-09-27T19:51:24Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luana Alves de. Nessa casa tem criança: o espaço residencial percebido como favorecedor de atividades cotidianas para crianças de cinco anos. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41196-
dc.description.abstractA partir da constatação de que para desenvolver habilidades sociocognitivas, crianças de cinco anos de idade necessitam de uma interação ativa e autônoma com seus espaços de convivência diária, esta pesquisa, de caráter qualitativo, considerou aspectos da Teoria dos Affordances com o objetivo de analisar como o espaço residencial é avaliado por crianças de cinco anos e seus cuidadores quanto a realização de suas atividades cotidianas. Nas entrevistas estruturadas, utilizadas para coletar os dados, seis crianças de cinco anos e seus adultos cuidadores analisaram fotografias de diferentes ambientes de sala de estar, cozinha e quarto infantil, de modo a avaliar e identificar elementos e características físicas capazes de possibilitar ou restringir atividades cotidianas pelas crianças de cinco anos. Os dados obtidos foram organizados, tabulados e comparados entre os grupos abordados, tendo os resultados sido discutidos especialmente sob a visão da Ergonomia do Ambiente Construído. Quanto à percepção de affordances e restrições, destacou-se que a possibilidade de alcance e acesso de objetos pelas crianças, bem como a ludicidade dos ambientes e a assimilação de suas funções de forma clara e coesa, foram interpretadas por crianças e cuidadores como características capazes de favorecer a realização, principalmente de forma autônoma, de atividades cotidianas por crianças de cinco anos. A falta de consenso entre os grupos abordados foi observada em relação: à quantidade de restrições apontadas em geral, às menções referentes ao uso de telas e a quais elementos forneceriam affordances para o brincar (especialmente na sala de estar). Ao final, baseando-se nos resultados da pesquisa, elaborou-se um quadro de recomendações projetuais para os principais ambientes domésticos, de modo a estimular arquitetos e designers a considerarem as necessidades ambientais de crianças de cinco anos, contribuindo para o favorecimento de suas atividades cotidianas e, consequentemente, seu desenvolvimento sociocognitivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectAffordancespt_BR
dc.subjectAmbiente residencialpt_BR
dc.subjectCriança de cinco anospt_BR
dc.subjectAtividades cotidianaspt_BR
dc.subjectErgonomia do ambiente construídopt_BR
dc.titleNessa casa tem criança : o espaço residencial percebido como favorecedor de atividades cotidianas para crianças de cinco anospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237025963252112pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4538629871153606pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxFrom the observation that to develop sociocognitive skills, five-year-old children need an active and autonomous interaction with their daily living spaces, this qualitative research considered aspects of the Theory of Affordances in order to analyze how the residential space is evaluated by five-year-old children and their caregivers regarding the performance of their daily activities. In the structured interviews used to collect data, six five-year-old children and their adult caregivers analyzed photographs of different living room, kitchen and children's bedroom environments, in order to assess and identify elements and physical characteristics capable of enabling or restricting daily activities by the five-year-olds. The data obtained were organized, tabulated and compared between the groups approached, being the results discussed especially under the view of Ergonomics of the Built Environment. Regarding the perception of affordances and restrictions, it was highlighted that the possibility of reaching and accessing objects by children, as well as the playfulness of the environments and the assimilation of their functions in a clear and cohesive way, were interpreted by children and caregivers as capable characteristics to favor the realization, mainly autonomously, of daily activities by five-year-old children. The lack of consensus between the groups approached was observed in relation to: the number of restrictions pointed out in general, the mentions regarding the use of screens and which elements would provide affordances for playing (especially in the living room). Finally, based on the research results, a framework of design recommendations for the main domestic environments was elaborated, in order to encourage architects and designers to consider the environmental needs of five year-old children, contributing to the promotion of their activities and, consequently, their socio-cognitive development.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luana Alves de Oliveira.pdf5,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons