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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41217

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOVALESKI, Rogério Luiz-
dc.contributor.authorLOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-09-28T16:56:19Z-
dc.date.available2021-09-28T16:56:19Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationLOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues. Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41217-
dc.description.abstractEm meio à pandemia de Covid-19, a crescente popularidade do TikTok permitiu que boa parte de seu conteúdo ultrapassasse os limites da plataforma. Na ocasião, o mundo se deparou com jovens meninas, em sua maioria brancas, dançando em frente às câmeras. Onde quer que as garotas gravassem suas performances, seus cenários frequentemente atestavam a condição socioeconômica privilegiada que elas compartilhavam. Todas as características que mencionamos, em conjunto, integram a identidade tween, uma feminilidade demarcada entre o fim da infância e o início da adolescência e intimamente ligada à cultura do consumo. Esse modelo ideal permeia a mídia contemporânea e interpela jovens garotas a transportarem suas escolhas identitárias para o âmbito do consumo. Dessa forma, no empuxo da maior participação infanto-juvenil na internet, esta pesquisa objetiva compreender de que maneiras o consumo é acionado por influenciadoras digitais jovens no TikTok, para demarcar suas identidades tweens. Para alcançar tal objetivo, uma Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2015) foi realizada, trazendo resultados mais amplos. Identificamos o que parecia demonstrar a transversalidade e a multifuncionalidade do consumo. Bens e práticas associadas a essa atividade podem ser vistos em diversos tipos de conteúdo publicados pelas garotas em seus TikToks. Esses elementos suplantavam seus esforços para expressar diversos atributos que as posicionam dentro do modelo arquetípico tween.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTweenpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.titleConsumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência femininapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2620034555592545pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8848818321253108pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxAmidst the Covid-19 pandemic, the increasing popularity of TikTok enabled a large part of its content to go beyond the limits of the platform. At that time, the world was confronted with predominantly white young girls dancing in front of their cameras. Wherever they recorded their performances, their backdrops would frequently display their shared social and economic privileges. The above listed characteristics, altogether, constitute the tween, a female identity that takes place between late childhood and early teenhood, an identity also inherently connected with consumer culture. This ideal model of femininity is heavily spread through contemporary media, approaching and encouraging young girls to transport their identity choices to the scope of consumption. Hence, given the growing engagement of young people online, this research aims at understanding how consumption is mobilized by Brazilian young female digital influencers on TikTok to outline and express their tween identities. With the purpose of achieving the mentioned goal, an Analysis of Moving Images (ROSE, 2015) was run, showing broader results. We identified what seemed to demonstrate a transversality and a multifunctionality of consumption. Goods and practices associated with that activity can be seen among different types of content those young influencers post on their TikTok profiles. The former elements supported the efforts the girls made to express several traits that position themselves within the archetypical model labeled as tween.pt_BR
dc.description.abstractxIn mezzo alla pandemia di Covid-19, la crescente popolarità di TikTok ha permesso a gran parte dei suoi contenuti di superare i confini della piattaforma. Da quel momento, il mondo si è confrontato con giovani ragazze, principalmente bianche, che ballavano davanti alle loro fotocamere. Ovunque girassero le loro video, gli sfondi delle scene mostravano la loro comune condizione sociale ed economica privilegiata. Le suddette caratteristiche, insieme, formano la tween, un'identità femminile che si sviluppa fra la tarda infanzia e i primi anni dell'adolescenza, un'identità connessa anche alla cultura del consumo. Questo modello ideale di femminilità è diffuso attraverso i media contemporanei e incoraggia giovani ragazze a portare le loro scelte identitarie nell'ambito del consumo. Quindi, data la crescente partecipazione di giovani online, questa ricerca mira a comprendere come il consumo è mobilitato da giovani lavoratrici digitali brasiliane per segnare ed esprimere le loro identità tween. Per raggiungere il dato obiettivo, è stata realizzata un'Analisi di Immagini in Movimento (ROSE, 2015), che ha mostrato ampi risultati. Abbiamo identificato ciò che sembrava dimostrare la trasversalità e la multifunzionalità del consumo. Merci e pratiche relative a questa attività sono state osservate all'interno di differenti tipi di contenuti pubblicati dalle ragazze nei loro profili TikTok. Questi elementi sostengono i loro sforzi di esprimere diverse caratteristiche che le posizionano dentro il modello archetipico tween.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

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