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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41217

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Título: Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina
Autor(es): LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues
Palavras-chave: Comunicação; Tween; Infância; Gênero; Consumo; Identidade; TikTok
Data do documento: 20-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues. Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Em meio à pandemia de Covid-19, a crescente popularidade do TikTok permitiu que boa parte de seu conteúdo ultrapassasse os limites da plataforma. Na ocasião, o mundo se deparou com jovens meninas, em sua maioria brancas, dançando em frente às câmeras. Onde quer que as garotas gravassem suas performances, seus cenários frequentemente atestavam a condição socioeconômica privilegiada que elas compartilhavam. Todas as características que mencionamos, em conjunto, integram a identidade tween, uma feminilidade demarcada entre o fim da infância e o início da adolescência e intimamente ligada à cultura do consumo. Esse modelo ideal permeia a mídia contemporânea e interpela jovens garotas a transportarem suas escolhas identitárias para o âmbito do consumo. Dessa forma, no empuxo da maior participação infanto-juvenil na internet, esta pesquisa objetiva compreender de que maneiras o consumo é acionado por influenciadoras digitais jovens no TikTok, para demarcar suas identidades tweens. Para alcançar tal objetivo, uma Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2015) foi realizada, trazendo resultados mais amplos. Identificamos o que parecia demonstrar a transversalidade e a multifuncionalidade do consumo. Bens e práticas associadas a essa atividade podem ser vistos em diversos tipos de conteúdo publicados pelas garotas em seus TikToks. Esses elementos suplantavam seus esforços para expressar diversos atributos que as posicionam dentro do modelo arquetípico tween.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41217
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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