Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41244

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Helena Lúcia Augusto-
dc.contributor.authorVIANA, Mayara Soledade-
dc.date.accessioned2021-09-30T19:40:04Z-
dc.date.available2021-09-30T19:40:04Z-
dc.date.issued2021-04-28-
dc.identifier.citationVIANA, Mayara Soledade. Educação popular e Serviço Social no Brasil: uma perspectiva conceitual, relacional e histórica. 2021. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41244-
dc.description.abstractA presente dissertação discute sobre a Educação Popular e o Serviço Social no Brasil e busca entender a reaproximação do Serviço Social com a Educação Popular na contemporaneidade. Tem por objetivo analisar os posicionamentos e direcionamentos referentes à Educação Popular nas produções teóricas do Serviço Social no Brasil, no âmbito das pós-graduações, no período de 2015 a 2019. Foi realizado um levantamento de teses e dissertações disponíveis no banco de dados da “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD) referentes ao tema. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, adotando procedimentos de análise de conteúdo. As produções analisadas concebem a educação popular numa perspectiva crítica na direção de processos emancipatórios. Também ressaltam a ocorrência de utilização da concepção de educação popular de forma equivocada, esvaziando sua criticidade e intenção de transformação social, reproduzindo-a na direção da manutenção da ordem social capitalista. No tocante à relação com o Serviço Social, destaca-se que a educação popular aparece como um instrumento metodológico que se aproxima dos preceitos defendidos pelo Serviço Social e contribui para uma atuação que vai na direção da efetivação do Projeto Ético- Político profissional, reconhecendo na educação popular o seu potencial emancipador e de trabalho junto aos movimentos sociais e à classe trabalhadora. No tratamento dado a relação entre o Serviço Social e a Educação Popular não se defende a ideia dos assistentes sociais se tornarem educadores populares, mas profissionais que, em seus espaços sócio-ocupacionais, podem utilizar a metodologia crítica proposta pela educação popular nas suas intervenções. A Educação Popular pode servir como importante base de sustentação de práticas contra hegemônicas e, através dos pressupostos teóricos que a norteiam, contribuir como possibilidade de apreensão crítica dessa realidade. A pretensão das formulações apresentadas não é apontar a Educação Popular como única estratégia possibilitadora da transformação social, mas sinalizar o potencial de contribuição que possui nesse processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.titleEducação popular e Serviço Social no Brasil : uma perspectiva conceitual, relacional e históricapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5099872744721058pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8716353137691574pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation discusses Popular Education and Social Work in Brazil and seeks to understand the rapprochement between Social Service and Popular Education in contemporary times. It aims to analyze the positions and directions referring to Popular Education in the theoretical productions of Social Work in Brazil, in the scope of postgraduate courses, in the period from 2015 to 2019. A survey of theses and dissertations available in the database of “Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations”(BDTD) referring to the theme. The study was developed through bibliographic research of a qualitative nature, adopting content analysis procedures. The analyzed productions conceive popular education in a critical perspective in the direction of emancipatory processes. However, they emphasize that the concept of popular education is often mistakenly conceived, emptying its criticality and intention of social transformation, reproducing it in the direction of maintaining the capitalist social order. With regard to the relationship with Social Work, popular education appears as a methodological instrument that comes close to the precepts defended by Social Work and contributes to a performance that goes in the direction of the realization of the professional Ethical-Political Project, recognizing in popular education its emancipatory and work potential with social movements and the working class. When talking about the relationship between Social Work and Popular Education, the idea of social workers becoming popular educators is not defended, but professionals who, in their socio-occupational spaces, can use the critical methodology proposed by popular education in their interventions. Popular Education can serve as an important basis for supporting practices against hegemony and, through the theoretical assumptions that guide it, contribute as a possibility for a critical apprehension of this reality. The intention of the formulations presented is not to make only Popular Education responsible for social transformation, but to signal the potential contribution that it has in this process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mayara Soledade Viana.pdf896,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons