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Título : Educação popular e Serviço Social no Brasil : uma perspectiva conceitual, relacional e histórica
Autor : VIANA, Mayara Soledade
Palabras clave : Educação popular; Freire, Paulo, 1921-1997; Serviço Social
Fecha de publicación : 28-abr-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VIANA, Mayara Soledade. Educação popular e Serviço Social no Brasil: uma perspectiva conceitual, relacional e histórica. 2021. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A presente dissertação discute sobre a Educação Popular e o Serviço Social no Brasil e busca entender a reaproximação do Serviço Social com a Educação Popular na contemporaneidade. Tem por objetivo analisar os posicionamentos e direcionamentos referentes à Educação Popular nas produções teóricas do Serviço Social no Brasil, no âmbito das pós-graduações, no período de 2015 a 2019. Foi realizado um levantamento de teses e dissertações disponíveis no banco de dados da “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD) referentes ao tema. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, adotando procedimentos de análise de conteúdo. As produções analisadas concebem a educação popular numa perspectiva crítica na direção de processos emancipatórios. Também ressaltam a ocorrência de utilização da concepção de educação popular de forma equivocada, esvaziando sua criticidade e intenção de transformação social, reproduzindo-a na direção da manutenção da ordem social capitalista. No tocante à relação com o Serviço Social, destaca-se que a educação popular aparece como um instrumento metodológico que se aproxima dos preceitos defendidos pelo Serviço Social e contribui para uma atuação que vai na direção da efetivação do Projeto Ético- Político profissional, reconhecendo na educação popular o seu potencial emancipador e de trabalho junto aos movimentos sociais e à classe trabalhadora. No tratamento dado a relação entre o Serviço Social e a Educação Popular não se defende a ideia dos assistentes sociais se tornarem educadores populares, mas profissionais que, em seus espaços sócio-ocupacionais, podem utilizar a metodologia crítica proposta pela educação popular nas suas intervenções. A Educação Popular pode servir como importante base de sustentação de práticas contra hegemônicas e, através dos pressupostos teóricos que a norteiam, contribuir como possibilidade de apreensão crítica dessa realidade. A pretensão das formulações apresentadas não é apontar a Educação Popular como única estratégia possibilitadora da transformação social, mas sinalizar o potencial de contribuição que possui nesse processo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41244
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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