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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41255
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Título: | Concepções de licenciandos em física sobre a relação entre ciência e religião. |
Autor(es): | BEZERRA, Diego Lopes |
Palavras-chave: | Religião e ciência; Teoria quântica; Tipologia (Teologia); Filosofia e ciência |
Data do documento: | 21-Jan-2019 |
Citação: | BEZERRA, Diego Lopes. Concepções de licenciandos em física sobre a relação entre ciência e religião. Caruaru: O Autor, 2019. |
Abstract: | Ao longo dos anos, Ciência e Religião têm tanto dado às mãos como concorrido pela explicação das questões fundamentais da humanidade. No âmbito do ensino de ciências, por exemplo, é muito comum surgirem situações que as colocam em debate, mostrando-se de grande importância a discussão da relação entre Ciência e Religião em nível da formação de professores. Um dos momentos ao longo do desenvolvimento da Ciência, que foi marcado pela quebra das certezas e vários paradigmas, foi o período do desenvolvimento da Física Quântica, quando discussões teológicas, inclusive, eram comuns de ocorrerem à medida que a teoria ganhava mais fundamentos e interpretações. Neste período, os cientistas, além de se preocuparem com a ciência dura, procuraram desenvolver a filosofia da Ciência, também como uma forma de melhor compreender a nova Física que surgia, inclusive pensando e discutindo sobre Religião. Em estudo anterior realizado pelo mesmo autor deste trabalho, foi feita uma categorização das concepções de alguns cientistas da Física Quântica sobre a relação entre Ciência e Religião, seguindo uma tipologia elaborada por Ian Barbour. Este físico estabeleceu quatro categorias: Conflito, Independência, Diálogo e Integração. Na relação de conflito, ciência e religião são mutuamente excludentes e de forma alguma compatíveis. Já no pensamento de independência, entende-se que a ciência e a religião são esferas tão diferentes que não tem nada a dizer uma sobre a outra. No pensamento do diálogo, existem interações indiretas e fronteiras menos rígidas entre ciência e religião, afirmando que as descobertas científicas não necessitam de crenças religiosas, mas os avanços científicos ajudam a religião a encontrar suas respostas. Por fim, há ainda a ideia de que é possível haver algum tipo de integração entre essas duas, tornando os limites que as separam muito frágeis. O estudo mostrou que a maior parte dos cientistas apresentou uma concepção de Diálogo, surgindo então o questionamento se licenciandos que estejam estudando a Física Quântica também possuem o mesmo pensamento. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi investigar as concepções de licenciados em Física a cerca da relação entre Ciência e Religião. Assim, como no estudo sobre a concepção dos cientistas, a maior parte dos estudantes apresentou um caráter de Diálogo entre Ciência e Religião, ficando como proposta um maior incentivo para discussões sobre essas duas atividades culturais humanas a nível acadêmico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41255 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
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