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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41256

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorSILVA, Isaias da-
dc.date.accessioned2021-10-01T19:10:59Z-
dc.date.available2021-10-01T19:10:59Z-
dc.date.issued2016-06-20-
dc.date.submitted2021-10-01-
dc.identifier.citationSILVA, Isaias da. Aprender a desaprender e a reaprender a cada passo: um estudo sobre as representações da cultura indígena na Coleção Didática Girassol – saberes e fazeres do campo aprovada pelo PNLD/Campo 2013. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41256-
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a representação da Cultura Indígena nos livros didáticos do PNLD Campo 2013. Elegemos como objetivo geral: Compreender como a Cultura Indígena vem sendo traduzida através das iconografias nos Livros Didáticos da Educação do Campo. Como objetivos específicos: a) identificar e caracterizar os elementos da Cultura Indígena nas iconografias que constituem os livros didáticos que compõem a coleção didática pesquisada; b) identificar os sentidos destes elementos nos livros didáticos que constituem a coleção didática investigada; c) analisar como a Cultura Indígena vem sendo traduzida nos Livros Didáticos da Educação do Campo. A Abordagem Teórico-Metodológica são os Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2007). Como categorias teóricas fizemos uso de: Cultura (BHABHA, 1998; CASTILLO; MALLET, 1997; FANON, 1968; FORQUIN, 1993; HALL, 2003); Culturas dos Povos Indígenas (BANIWA, 2006; JESUS, 2013; SILVA, 2013); Currículo (LOPES, 2004; MOREIRA; SILVA, 2008; SACRISTÁN, 2000; SILVA, 2000) e Livros Didáticos (BONAFÉ; RODÍGUEZ, 2013; FERREIRA, 2013; MOREIRA; MARTINS, 2015; PESAVENTO; 2004). O referente marco teórico nos possibilita questionarmos as amarrar coloniais impostas historicamente aos povos e culturas indígenas, os alocando enquanto inferiores, que são retratados / reforçados nos Livros Didáticos. Metodologicamente esse trabalho se estrutura em uma Pesquisa Documental (OLIVEIRA, 2007). Como fonte de pesquisa utilizamos a Coleção Girassol- Saberes e Fazeres do Campo que foi aprovado e selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático para as Escolas do Campo (PNLD-CAMPO/2013). Para tratar os dados utilizamos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977, VALA, 1999) que se efetivou em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e; 3) tratamento e inferências. A primeira se realiza na retomada dos objetivos da pesquisa e pela seleção do material de investigação, ou seja, a Coleção Girassol- Saberes e Fazeres do Campo. A segunda fase corresponde à exploração dos livros didáticos. Esse procedimento diz respeito à codificação dos dados, transformando os dados brutos em núcleos de compreensão. A terceira fase do procedimento é o tratamento dos resultados e inferência. Essa fase trata da construção de uma rede de sentidos/ significados em torno da temática em questão. A partir das analises das iconografias que constituem os Livros Didáticos da Coleção Girassol- Saberes e Fazeres do Campo é possível reconhecermos que esses textos curriculares identitários são construídos no contexto conflitivo da Diferença Colonial. No entanto, é necessário pontuarmos que os sentidos das Culturas Indígenas coexistem assimetricamente entre Colonialidade/Interculturalidade Funcional e Decolonializade/Interculturalidade Crítica, pois identificamos uma forte tendência no reforço do silenciamento/ inferiorização dos povos indígenas e suas culturas como quando são tratados de formas homogenias, estereotipadas e folcorizadas nos Livros Didáticos.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleAprender a desaprender e a reaprender a cada passo: um estudo sobre as representações da cultura indígena na Coleção Didática Girassol – saberes e fazeres do campo aprovada pelo PNLD/Campo 2013.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4373545Z3&tokenCaptchar=03AGdBq272obvbrPZK3t1lyzCPqZ9Qm-z5wfzkg5TOn_8XZEQwiaKXF6TQ9dHDESGdkepBZZI-iqHtA46yYRopd0jiUedxdb2o6JTc6iyZ_2TpPbKXgWVNaLvOClKFBwOuWm9IsSnHG4xbQQN0-F5Rgxi1H6MfyTYSsKw3XIvLGg4oN4YIx2PZxFmb8gbFiLWLcrZr4gh5CfelnkM8HUZ-509UbTGgcy8tu8YxbyPxI6DANAnLDfOG-wksxJRYP_DMmLAzVBhbe66ST2X-cm8zWOjuA9T51nQrMaO-q-dp02FHNXOROoeOEcWEKsYXwwsz-OfhTNU37F6uvoiob4zwNRmkxg57ny9KFYqNuL8Pqf2WhDKKWJdiCicXoCxBjQTK_zRdjIdX7ESl1TOS9gqsphWnPg5LZUvWmmE9W5vHWFcrTfvTbqJ9fcHdtI7XYv10vfLGZL6jAjr_DzCXbPIZwmzoHCxEQtZT_Qpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794492P3&tokenCaptchar=03AGdBq26l8W1U8lxmEoJjBxhyrKfUfi1UVWY76fC4w8-m423FkAEaWvt5KZTm0tdM4JnE8e7Vra231K7qZBQV-Lqm1tEcGRupv06VSOa5QRf3-XCJTD5KOUnGKP5dvLa-H7pxEtD_F7hkCmoSAPGtqk9sK28sFluWyHkLY7Lr9XR5hP1GzNfBRmgPcaSksIeao4Z6_nW2kIjXMHbS3NI_jl-THF3asqF6FqdwgPnaHJb_EW3AjQPgmIGRPonWaPRaxJW8A52d8hsHmjPmUv8T7f6PJL-crriDWrcO43-1dPOVJ7qzm415MAWIBMDCGP1ePG11Zu6NqW0yEcOuFWHqEpvrZ7KGDwqX74t3KOdkpJPkGkKORcvBrqcfZTYtlBpbFudmJVGKavefAraCrjQmOIeNSI5ZQuTnpkN7cdI5MJsNpyQLy4bFYADavkV6kLndxvRVi8O72Zi0IrKSj_mN-U8tHq9rOP2d2wpt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
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