Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41257

Compartilhe esta página

Título: CineClube Ciências: o lazer do filme de ficção cientifica conciliado com a aprendizagem no ensino da física aos alunos dos anos finais do ensino fundamental II.
Autor(es): GOMES, Benedito Bráulio Pinheiro
Palavras-chave: Física - Palmares (PE); Ensino fundamental - Palmares (PE); Ficção científica; Cineclubes; Ciências (Ensino fundamental)
Data do documento: 18-Fev-2019
Citação: GOMES, Benedito Bráulio Pinheiro. CineClube Ciências: o lazer do filme de ficção cientifica conciliado com a aprendizagem no ensino da física aos alunos dos anos finais do ensino fundamental II. Caruaru: O Autor, 2019.
Abstract: Em tempos modernos percebemos que algumas metodologias conservadoras não conseguem mais estimular e motivar a aprendizagem. O conceito “sala de aula” vivente para transmitir assuntos através do quadro branco e lápis piloto não está se adequando às novas gerações. E com esta visibilidade, percebe-se que, com os avanços tecnológicos os meios áudios visuais impetram com sucesso a atenção dos discentes, e desta feita, os filmes são uma atividade de lazer, prazerosa. Com esta associação interligada ao conhecimento, garante de forma dinâmica que o divertimento midiático utilizado seja validado a este meio uniforme por meio da imaginação e a compreensão dos adolescentes. Filmes de ficção científica podem beneficiar os alunos na interpretação dos acontecimentos físicos trabalhados, abrindo um espaço para debates e discussão a fim de atingir com a aprendizagem significativa. O objetivo desta metodologia diferenciada é propor uma atividade de forma descontraída e ainda prazerosa, onde se possa ao mesmo tempo despertar as indagações, questões reflexivas e motivar ao estudo da Física. A atividade realizada com os alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental da rede pública parte de um diagrama oriundo do Projeto Cineclube Ciências, onde se consolida por meio da exibição de quatro filmes de ficção cientifica voltado a assuntos pertinentes a disciplina, especificamente sobre, a viagem no tempo. O primeiro filme “Projeto Almanaque” foi exibido aos discentes, gerando muitas interações e resultando em debates ao decorrer do mesmo. Posteriormente, com mais três encontros foi obtido um dos principais abordados pelos discentes constituiu a interpretação do acontecimento cinematográfico à disciplina da Física com sua relatividade a viagem no tempo, o que despertou interesse em assuntos como: energia e velocidade, assim, a reprodução cinematográfica permitiu uma reflexão reproduzida por meio de interesses acadêmicos e lúdicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41257
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES, Benedito Bráulio Pinheiro.pdf994,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons