Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41267

Compartilhe esta página

Título: Os desafios dos professores de física nas escolas de tempo integral da região do Agreste do estado de Pernambuco.
Autor(es): LIMA, Elvis Saraiva de
Palavras-chave: Ambiente de trabalho - Pernambuco; Educação integral - Pernambuco; Física (Ensino médio)
Data do documento: 19-Jun-2019
Citação: LIMA, Elvis Saraiva de. Os desafios dos professores de física nas escolas de tempo integral da região do Agreste do estado de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2019.
Abstract: A presente pesquisa teve como principal objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores de física que atuam nas escolas de tempo integral da região do agreste do estado de Pernambuco, bem como entender as concepções desses professores sobre suas áreas de atuação e o ensino integral. Para responder essas problemáticas, foram definidas as escolas dos municípios de Panelas, Cupira e Caruaru, ambos municípios situados no agreste pernambucano. Participaram dessa pesquisa 3 escolas, sendo uma escola de cada município, e de cada escola, dois professores que lecionam a disciplina de física responderam a um questionário que tinha como finalidade, analisar o perfil do professor que ensina física e as condições de trabalho oferecidas a eles. Como descrito na literatura, “baixos salários, muitos alunos, elevada carga horária semanal, falta de apoio na formação continuada, currículos que não passam de uma lista de conteúdo a serem cumpridos” (MOREIRA, 2018). Essas são algumas entre as dificuldades que os professores enfrentam em sua profissão. Após analisar os dados obtidos através da aplicação de um questionário, a pontos que precisam ser destacados, o fato de todos os professores entrevistados estarem atuando fora da sua área de formação, falta de recursos didáticos para melhoria do ensino de física, a precarização do trabalho docente com metade dos entrevistados trabalhando em situação de contrato, são alguns desses pontos, é notável a insatisfação dos professores que atuam em uma rede de ensino considerada pelo os últimos resultados do IDEB, uma das melhores redes de ensino do país, mas que não oferece condições de trabalho adequadas para um bom desempenho do ensino de física, que deveria ser contextualizado e desprendido do método de ensino de memorização para repetição em avaliações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41267
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Elvis Saraiva de.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons