Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41269
Compartilhe esta página
Título: | Presença dos ciganos em Altinho-PE: ponderações para edificação de um currículo intercultural. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza |
Palavras-chave: | Ciganos; Pós-colonialismo; Identidade (Psicologia) |
Data do documento: | 30-Jan-2019 |
Citação: | OLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza. Presença dos ciganos em Altinho-PE: ponderações para edificação de um currículo intercultural. Caruaru: O Autor, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho pretende mostrar a existência do povo cigano, há mais de duas décadas, na cidade Altinho-PE, cuja presença mostra-se desconhecida para a população local e nas práticas curriculares da Escola de Referência desse município. Servindo-nos da abordagem decolonial latino-americana (MIGNOLO, 2005, 2011; QUIJANO, 2005, 2007; WALSH, 2005, 2007; SANTOS, 2007; FREIRE, 1968), trazemos aspectos histórico-culturais e etnicorraciais que favorecem a compreensão dos mecanismos de invisibilização dessa etnia, seguido da ausência dos seus respectivos conhecimentos no currículo da instituição escolar frequentada pelos(as) jovens ciganos(as), bem como os processos de resistência cultural dos ciganos no interior de Pernambuco. Para tanto, utilizamos os aportes metodológicos da pesquisa participante e das entrevistas semi-estruturadas como estratégias de autonarrativas desses sujeitos sociais. Na coleta de dados adquiriram relevância as marcas da invisibilidade desse povo nas circunscrições dos altinenses e, em especial, no currículo e cotidiano da escola de referência local. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41269 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza.pdf | 348,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons