Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41306

Comparte esta pagina

Título : A educação rural nos subterrâneos da educação do campo: uma análise das práticas pedagógicas da escola do campo em Pernambuco.
Autor : RAMOS, Jéssica Rochelly da Silva
Palabras clave : Educação rural; Educação do campo; Prática de ensino; Movimentos sociais
Fecha de publicación : 18-ago-2014
Citación : RAMOS, Jéssica Rochelly da Silva. A educação rural nos subterrâneos da educação do campo: uma análise das práticas pedagógicas da escola do campo em Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2014.
Resumen : A educação no meio rural no Brasil tem suas raízes em um contexto de opressão, exclusão e supervalorização da área urbana em detrimento a área rural, sendo a escola, uma das instituições reprodutora e construtora das relações sociais que tornou a educação como uma forma de dominação. Assim, nos detivemos ao estudo das concepções político-pedagógicas dos docentes que atuam na escola do campo em Pernambuco a fim de compreender o quanto de Educação Rural as Escolas do Campo ainda carregam em suas atividades pedagógicas. Para desenvolver esse estudo realizamos pesquisa bibliográfica e observações no campo com registros de fotografias, conversas informais, análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos com as escolas do campo do município. A investigação da prática pedagógica desenvolvida nas escolas do campo foi feita a partir dos Princípios Pedagógicos para a Educação do Campo. Os resultados alcançados apontam que a escola do campo toma por reproduzir no seu cotidiano um modelo único de educação rural que trata e reproduz culturas, raças-etnias e classes que não lhes são próprias, desvalorizando não só as suas realidades como negando-lhes a possibilidade de desenvolvimento e emancipação, havendo ainda, muito o que fazer para chegarmos a uma educação do campo que tenha sua prática pedagógica voltada a humanização dos sujeitos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41306
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RAMOS, Jéssica Rochelly da Silva.pdf891,32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons