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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41312

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOZIC, Bertrand Roger Guillaume-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Rodrigo da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-13T18:37:53Z-
dc.date.available2021-10-13T18:37:53Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rodrigo da Silva. Concentrações e interações urbano-regionais na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. 2020. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41312-
dc.description.abstractEsta tese tem como objeto de estudo a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina, arranjo formado por 14 municípios do Piauí e o município de Timon, no Maranhão. A partir do entendimento de que o caráter de aglomeração e as interações espaciais entre cidades nos auxiliam a entender as dinâmicas urbano-regionais de aglomerados de municípios, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a concentração e as interações urbano-regionais da RIDE da Grande Teresina. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e institucional para o levantamento do arcabouço teórico e dos dados que foram analisados, bem como a produção de mapas temáticos para melhor espacialização e interpretação dos resultados. De modo geral, Teresina é a cidade de maior destaque na RIDE, tanto na sua força de aglomeração, como na sua integração aos demais municípios do arranjo, seguida pelas cidades de Timon, a mais fortemente integrada a Teresina, e, com menor força, Altos, José de Freitas e União. Os espaços urbanizados também concentraram os elementos espaciais, considerando todo o território dos municípios, porém, algumas variáveis divergiram dessa tendência, como a produção habitacional na última década, que se apresentou de forma mais intensa fora dos espaços mais urbanizados ou em suas bordas. A proximidade desempenha papel importante na integração urbano-regional, na medida em que os municípios mais integrados a Teresina fazem limite com ela, especialmente Timon, em que a soma dos deslocamentos de trabalhadores de um município para o outro foi quase 14 vezes superior ao segundo maior fluxo entre outros dois municípios (Teresina e Altos). As articulações em escalas mais amplas também se manifestam mais intensamente no Arranjo Populacional formado por Teresina e Timon, sendo um dos centros urbanos do país que mais recebem pessoas de outros municípios em buscas por serviços de saúde. Os municípios com maior integração urbano-regional na RIDE também possuem uma maior articulação com espaços mais distantes, entretanto, no que tange ao fluxo de passageiros, a localização das infraestruturas como rodovias e ferrovias deram maior destaque a municípios como Monsenhor Gil e Lagoa do Piauí, em comparação a outros de maior integração urbanoregional na RIDE. De modo geral, as cidades da RIDE com maior força de concentração de elementos socioeconômicos e socioespaciais podem ser consideradas as de caráter mais urbano e também são as que apresentaram maior integração urbano-regional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectCrescimento urbanopt_BR
dc.subjectRegião Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresinapt_BR
dc.titleConcentrações e interações urbano-regionais na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresinapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9246010579912454pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5321058202819628pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis has the study objective the Integrated Development Region (RIDE) of the Great Teresina, arrangement formed for cities of Piauí and the Timon city, in Maranhão. Based on the understanding of the aspect of agglomeration and the spatial interactions among cities help us to understand the urban-regional dynamic of clusters of counties, this research has as general objective to analyze the concentration and the urban-regional interactions of RIDE of the Great Teresina. Therefore, a bibliographic, documentary and institutional research was done to the survey of the theoretical framework and of the data that were analyzed, as well as the production of thematic maps to get a better spatialization and interpretation of the results. Generally, Teresina is the city with major spotlight in the RIDE, both in its agglomeration force and its integration to the other counties of the arrangement, followed by the Timon city, the most integrated to Teresina, and, with less intensity, Altos, José de Freitas and União. The urbanized spaces also concentrated the spatial elements, considering all the municipal territories, however, some variables diverged from this trend, like the housing production in the last decade, that presented itself more intensely outside of the spaces more urbanized or in their borders. Proximity plays an important role in the urbanregional integration, according as the counties more integrated to Teresina bordering it, especially Timon, in which the summation of displacement of workers from a county to the other one was almost 14 times higher than the second largest flow between other two counties (Teresina and Altos). Articulation in wider scales are also manifested more intensely in the Population Arrangement formed by Teresina and Timon, being one of the urban centers in the Country that more receive people from other counties looking for health services. Counties with major urban-regional integration in RIDE also have higher articulation with spaces more distant, however, regarding the passenger flow, the localization of the infrastructure like highways and railways gave greater spotlight to counties like Monsenhor Gil and Lagoa do Piauí, compared to other ones of bigger urban and regional integration in RIDE. Largely, the cities of the RIDE with greatest capacity of concentration of social and spatial elements can be considered those of more urban aspect and they are also those that presented more urbanregional integration.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Geografia

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