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Título: Concentrações e interações urbano-regionais na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina
Autor(es): RODRIGUES, Rodrigo da Silva
Palavras-chave: Geografia; Planejamento urbano; Crescimento urbano; Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina
Data do documento: 11-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RODRIGUES, Rodrigo da Silva. Concentrações e interações urbano-regionais na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. 2020. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esta tese tem como objeto de estudo a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina, arranjo formado por 14 municípios do Piauí e o município de Timon, no Maranhão. A partir do entendimento de que o caráter de aglomeração e as interações espaciais entre cidades nos auxiliam a entender as dinâmicas urbano-regionais de aglomerados de municípios, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a concentração e as interações urbano-regionais da RIDE da Grande Teresina. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e institucional para o levantamento do arcabouço teórico e dos dados que foram analisados, bem como a produção de mapas temáticos para melhor espacialização e interpretação dos resultados. De modo geral, Teresina é a cidade de maior destaque na RIDE, tanto na sua força de aglomeração, como na sua integração aos demais municípios do arranjo, seguida pelas cidades de Timon, a mais fortemente integrada a Teresina, e, com menor força, Altos, José de Freitas e União. Os espaços urbanizados também concentraram os elementos espaciais, considerando todo o território dos municípios, porém, algumas variáveis divergiram dessa tendência, como a produção habitacional na última década, que se apresentou de forma mais intensa fora dos espaços mais urbanizados ou em suas bordas. A proximidade desempenha papel importante na integração urbano-regional, na medida em que os municípios mais integrados a Teresina fazem limite com ela, especialmente Timon, em que a soma dos deslocamentos de trabalhadores de um município para o outro foi quase 14 vezes superior ao segundo maior fluxo entre outros dois municípios (Teresina e Altos). As articulações em escalas mais amplas também se manifestam mais intensamente no Arranjo Populacional formado por Teresina e Timon, sendo um dos centros urbanos do país que mais recebem pessoas de outros municípios em buscas por serviços de saúde. Os municípios com maior integração urbano-regional na RIDE também possuem uma maior articulação com espaços mais distantes, entretanto, no que tange ao fluxo de passageiros, a localização das infraestruturas como rodovias e ferrovias deram maior destaque a municípios como Monsenhor Gil e Lagoa do Piauí, em comparação a outros de maior integração urbanoregional na RIDE. De modo geral, as cidades da RIDE com maior força de concentração de elementos socioeconômicos e socioespaciais podem ser consideradas as de caráter mais urbano e também são as que apresentaram maior integração urbano-regional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41312
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