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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41319
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Título: | Relação entre o gênero textual digital e o pensamento crítico |
Autor(es): | DOMÍNGUEZ DE LA ROSA, John Jairo |
Palavras-chave: | Mídias e Interação; Pensamento crítico; Metodologias híbridas de ensino; Ensino híbrido |
Data do documento: | 28-Jun-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | DOMINGUEZ DE LA ROSA, John Jairo. Relação entre o gênero textual digital e o pensamento crítico. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Uma das competências específicas necessárias para enfrentar desafios globais complexos é, sem dúvida, o pensamento crítico, razão pela qual nos princípios dos projetos de programas de aprendizagem em rede há uma motivação para desenvolver esse tipo de habilidade. No entanto, ela não foi totalmente desenvolvida devido, entre outros fatores, ao fato de os modelos pedagógicos dos cursos on-line tenderem a ser excessivamente homogêneos, descontextualizados, despersonalizados e individualistas. Verifica-se, ainda, que muitos desses cursos apresentam, frequentemente, uma sequência rígida de conteúdos, com ferramentas de socialização muito limitadas e processos de avaliação altamente estruturados. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo identificar as relações entre as estratégias utilizadas durante as discussões assíncronas baseadas em texto, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sua relação com o pensamento crítico de estudantes do ensino médio. A partir do método de triangulação, foram observados dados com diferentes naturezas para identificar relações entre estratégias de comunicação na rede educacional Redu. Assim, o propósito da análise foi verificar de que modo as interações assíncronas, eventualmente, deram suporte à estruturação de situações para promover o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como identificar as limitações da plataforma para apoiar o progresso dessa habilidade. Os resultados evidenciaram que existe uma dissociação entre o desenho dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e as metodologias usadas pelos professores para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico. Verificou-se, também, que os ritmos e estilos de aprendizagem são outra variável desconsiderada nos ambientes de aprendizagem. Isto ocorre porque tais ambientes favorecem somente a um tipo de estudante, com determinadas características. Finalmente, os resultados obtidos destacam que um dos métodos de maior contribuição para desenvolver competências do raciocínio de alto nível é a pergunta. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41319 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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