Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41405

Compartilhe esta página

Título: Inovação como processo chave para as bibliotecas latino-americanas
Autor(es): GONZÁLEZ, Magdhi Badilla
Palavras-chave: Informação, Memória e Tecnologia; Bibliotecas - inovação; Bibliotecas – América Latina; Bibliotecas – práticas inovadoras
Data do documento: 13-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GONZÁLEZ, Magdhi Badilla. Inovação como processo chave para as bibliotecas latino-americanas. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: No mundo globalizado em que nos encontramos, com uma cultura de mudança, passamos de uma Era Industrial para uma Era de Conhecimento, cenário que evidentemente evoluiu em um ambiente tecnológico. As ameaças constantes que atingem as bibliotecas surgiram anos atrás, intervém nisto, fatores externos sobre economia, política e tecnologia, assim como, os fatores internos da profissão; adiciona-se também, os atuais desafios próprios da pandemia de COVID-19; essas demandas colocam em risco o futuro e a permanência das bibliotecas no século XXI. Em virtude das circunstâncias, o objetivo geral desta pesquisa consiste analisar a inovação como processo chave para as bibliotecas latino-americanas no século XXI, a partir das iniciativas promovidas pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA). A partir do enfoque qualitativo, a metodologia, enquanto aos fins é do tipo descritiva e para isto, consultam-se algumas das bases de dados reconhecidas da área da Ciência da Informação e outras fontes de informação como o Manual de Oslo (Teoria da Inovação) e documentos oficiais da IFLA. Considerando as evidências bibliográficas, a pesquisa é contextualizada na região latino-americana, de tal modo que, por meio da técnica de análise documental se procura identificar e selecionar significados e ações sobre o processo da inovação nas bibliotecas de América Latina. Apesar da ausência de algum manual feito pela IFLA, que aborde explicitamente o fenômeno da inovação no âmbito das bibliotecas, entre os resultados observa-se nas práticas das bibliotecas a inovação progressiva e por sua vez, as bibliotecas latino-americanas continuam presentes e respondendo aos estímulos externos e internos para conseguir se adaptar as mudanças da ordem mundial, ademais, existe evidência prática das atividades inovadoras executadas em tempos de pandemia, embora precise fortalecer a visibilidade científica tanto local como internacionalmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41405
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Magdhi Badilla González.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons