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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41441
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Título : | Conhecimento notacional em crianças : representações linguísticas e numéricas iniciais |
Autor : | SOUSA, Maanaín Rodrigues de |
Palabras clave : | Psicologia cognitiva; Capacidade de identificar; Domínio linguístico; Contagem; Notações pictográficas; Educação básica – Educação pré-escolar |
Fecha de publicación : | 26-feb-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SOUSA, Maanaín Rodrigues de. Conhecimento notacional em crianças: representações linguísticas e numéricas iniciais. 2021. Dissertação (mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | O conhecimento notacional pode ser entendido como a habilidade de reconhecer e produzir notações, em especial, notações convencionais como letras e números. Os sistemas alfabético e numérico têm estruturas e elementos distintos, exigindo das crianças diferentes competências cognitivas para compreendê-los e utilizá-los. Este estudo investigou o conhecimento notacional linguístico e numérico de crianças. 51 crianças de 4 a 6 anos foram entrevistadas por chamada de vídeo. Foram propostas 3 tarefas – Tarefa 1: responder, de forma escrita, 6 perguntas sobre dados pessoais; Tarefa 2: classificar 14 cartelas em dois grupos: as que servem para contar e as que servem para ler. Tarefa 3: reconhecer 15 cartelas enquanto pertencentes ao domínio linguístico, numérico, ou outras marcas gráficas. Os dados foram tratados estatisticamente, comparando os participantes de acordo com as idades e os domínios. Na Tarefa 1 crianças dos três grupos de idade utilizaram majoritariamente números em resposta a perguntas do domínio numérico, e letras em resposta a perguntas do domínio linguístico. O uso de representações icônicas/pictográficas foi maior no domínio linguístico e diminuiu conforme o aumento da idade. Na Tarefa 2, não foram identificadas diferenças entre os grupos no desempenho. Todos os grupos tiveram bom desempenho nos domínios linguístico e numérico na Tarefa 3, enquanto no domínio referente a outras marcas gráficas, todos os grupos apresentaram menores percentuais de acerto. A Tarefa 2 (classificação) em comparação com as outras tarefas teve maiores percentuais de acerto, enquanto a Tarefa 1 (produção) teve percentuais menores. Os dados mostram que o contato com a escrita numérica e alfabética em diferentes contextos e o avanço da idade e escolaridade impulsionam o conhecimento das notações convencionais (letras e números). É possível que o contato com esses sistemas antes da inserção escolar contribua com a construção do conhecimento notacional. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41441 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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