Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41510
Comparte esta pagina
Título : | Literatura periférica : terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife |
Autor : | AMARAL, Gabriel Góes do |
Palabras clave : | Sociologia; Arte; Poesia; Poética; Poetas |
Fecha de publicación : | 26-nov-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | AMARAL, Gabriel Góes do. Literatura periférica: terceiro momento da poesia marginal a partir das ações do Coletivo Controverso Urbano em Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | A partir de um olhar pela trajetória do Coletivo Controverso Urbano de Recife-PE, pretendi averiguar as motivações e os principais sentidos atribuídos pelas(os) agentes à prática das intervenções poéticas na urbe. Considerando-as um fenômeno mundial associado às metrópoles e ao engajamento da arte com a vida cotidiana, sublinho, dentre um vasto conjunto de procedimentos e técnicas, as denominadas intervenções poéticas, sob o formato sarau de poesia, ou seja, aquelas que se utilizam especialmente das palavras e uma interpenetração da poesia performática. Na sua hibridez e relativa simplificação formal – que alia artesania manual, de baixas tecnologias, feitas com poucos recursos e participação performática/interativa – residem os elementos que as singularizam e tensionam não só a categoria de artisticidade poética, mas, sobretudo, a lógica moral-normativa que orienta os usos sobre o espaço público urbano. Notase que tal postura desborda o campo das artes visuais e da poesia, engendrando novas formas de associação e participação leiga ou micro-cultural. Através da triangulação entre as dimensões subjetivas, espaciais e sociopolíticas, problematizo sobre os modos de operar, valores e justificativas que orientam as atitudes ligadas a um modelo de intervir coletivamente na vida pública da cidade, a fim de se compreender não só o que está em disputa neste terceiro momento da poesia marginal, mas como situações de desvio e fissura pode instaurar proximidade e experiência para uma partilha do sensível. A pesquisa de campo foi realizada na cidade do Recife, com cinco poetas do Coletivo, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, utilizando-se de técnicas relativas à metodologia qualitativa. Os resultados indicam formas de engajamentos individuais e coletivos. As(os) poetas percebem o sarau de poesia como uma atividade coletiva que envolve empenho, foco, reunião de pessoas e criatividade. Elas(es) têm dificuldade de se identificarem como artistas e reconhecem a desigualdade nos mundos da arte nesta atividade. Suas práticas e respostas em relação às tensões geradas pela desigualdade indicam uma concepção ativa do “faça você mesmo” visando a superação das desigualdades em curso, criando estratégias de redefinição nos mundos da arte de seus projetos que priorizam a inclusão de pessoas oriundas das periferias, se articulando com outros coletivos e segmentos artísticos urbanos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41510 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇAO Gabriel Góes do Amaral.pdf | 9,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons