Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41521

Compartilhe esta página

Título: Mudança mais significativa e análise apreciativa sobre a política de capacitação e qualificação profissional dos servidores técnico-administrativos da UFRPE
Autor(es): LIMA, Maria Dirce Gomes de
Palavras-chave: Capacitação de empregados; Gestão universitária; Mudanças administrativas
Data do documento: 28-Mai-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Maria Dirce Gomes de. Mudança mais significativa e análise apreciativa sobre a política de capacitação e qualificação profissional dos servidores técnico-administrativos da UFRPE. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem como um dos seus objetivos estratégicos “estabelecer política de formação contínua dos servidores”. Com base nesse propósito, através de sua Pró-Reitoria de gestão de pessoas (PROGEPE), a UFRPE vem envidando esforços para incrementar a Política de Capacitação e Qualificação de Pessoal (PCQP), alinhada ao seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para atender a tais demandas, a UFRPE assinou convênio com o Programa de Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco (MGP/UFPE), nos anos de 2016 (Turma 15) e 2018 (Turma 16). Assim, foi proposto o objetivo desta dissertação, que consiste em realizar uma análise apreciativa na perspectiva de identificar a mudança mais significativa conquistada pelos servidores técnico-administrativos da UFRPE, enquanto egressos do MGP/UFPE, bem como a contribuição institucional e profissional dada à UFRPE. O referencial focaliza Políticas Públicas de Qualificação Profissional (PCQP) que destacam questões de competências e desenvolvimento de pessoas por parte das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Trata-se de um estudo de natureza descritivo-exploratória e qualitativa, que envolveu interlocução com a Coordenação Acadêmica do MGP/UFPE, com a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas da PROGEPE e com os egressos das turmas 15 e 16 do MGP/UFPE, integrantes do quadro de servidores da UFRPE. Um protocolo de pesquisa foi elaborado e aplicado com coleta de dados por meio eletrônico e reuniões por videoconferência. Também se fez levantamento documental das dissertações de todos os egressos em destaque. Após a sistematização e análise de todo o material foram obtidos dados que apontam para mudanças significativas, tanto para os egressos, como para a UFRPE. Entre as mudanças mais significativas, do ponto de vista pessoal e profissional, registra-se importantes transformações, o que poderá convergir para um potencial ganho institucional com a contribuição a ser apresentada pelos egressos no retorno às suas atividades enquanto servidores, através do aumento da eficácia e eficiência decorrente da especialização em temas afetos ao desenvolvimento institucional da UFRPE. O foco concentrado em atores primordiais no contexto desse processo de qualificação profissional reflete os benefícios acumulados por ambas as IFES, analisados como estratégia da descoberta do núcleo positivo, com boas perspectivas de aproveitamento das competências ressaltadas, tanto sob a ótica pessoal quanto profissional, enquanto categorias de mudança que emergiram de um estudo que mostra como isto favorece o desenvolvimento institucional da UFRPE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41521
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Dirce Gomes de Lima.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons