Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41525

Comparte esta pagina

Título : Mobilidade do emprego formal: uma análise para a indústria de transformação do Agreste Pernambucano.
Autor : TORRES, Marina Monteiro
Palabras clave : Mercado de trabalho - Pernambuco; Indústria de transformação - Pernambuco; Mobilidade de mão-de-obra - Pernambuco; Trabalho - Mão-de-obra
Fecha de publicación : 2-oct-2013
Citación : TORRES, Marina Monteiro. Mobilidade do emprego formal: uma análise para a indústria de transformação do Agreste Pernambucano. Caruaru: O Autor, 2013.
Resumen : Em virtude do grande potencial econômico que o Agreste Pernambucano apresentou na década de 2000, decorrente, em especial, do crescimento da indústria da transformação, têxtil e de confecção, a pesquisa apresenta uma análise sobre as características do mercado de trabalho e da mão-de-obra formal deste setor, do seu crescimento e da mobilidade intersetorial. Para tanto, a partir dos dados da RAISMIGRA-Mte, anos de 1995, 2000 e 2008, faz-se um estudo sobre os impactos causados pela rotatividade do emprego, sobretudo nos salários, utilizando um modelo de regressão minceriano por MQO e Efeitos Fixos. Adicionalmente, uma matriz de interação foi construída a fim de verificar os setores econômicos mais estáveis e quais apresentam maior índice de desligamentos. Os resultados da pesquisa apontaram que os retornos da rotatividade sobre os salários são decrescentes, que a Região do Agreste Pernambucano apresenta uma alta capacidade de gerar novos postos de trabalho e que os segmentos, têxtil e de confecção, são relativamente estáveis no aspecto mobilidade, mas vem recebendo um contingente significante de trabalhadores de outras atividades econômicas predominantes na região.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41525
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TORRES, Marina Monteiro.pdf628,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons