Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41546

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Monaliza de Oliveira-
dc.contributor.authorLIMA, Alexsandra Gomes de-
dc.date.accessioned2021-11-08T19:43:40Z-
dc.date.available2021-11-08T19:43:40Z-
dc.date.issued2014-08-20-
dc.date.submitted2021-11-08-
dc.identifier.citationLIMA, Alexsandra Gomes de. Viés de gênero nos cursos de graduação do Campus Acadêmico do Agreste. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41546-
dc.description.abstractA motivação para este estudo tem a ver com a ideia relativamente moderna de que todos os temas sociais ou privados da humanidade, tais como saúde, educação, segurança, felicidade, prostituição, criminalidade podem ser discutidas à luz da teoria econômica (economia excêntrica). Dessa forma, a literatura econômica vem buscando explicações para os vários tipos de diferenças entre homens e mulheres, seja no campo profissional, político, salarial, etc., que são muitas vezes atribuídos a diferenças na produtividade, a discriminação de sexo. Mas será que isto também ocorre no âmbito acadêmico? Este estudo objetivou analisar as possíveis correlações entre desempenho acadêmico, e as variáveis socioeconômicas dos alunos dos Cursos de Economia, Administração, Engenharia Civil e Engenharia de Produção no Centro Acadêmico do Agreste. Ao mesmo tempo, pretendeu-se investigar um suposto melhor desempenho acadêmico feminino, ou seja, seriam as mulheres mais produtivas, haveria algum viés de gênero no resultado das avaliações? Para tal, empregou-se o Modelo Logit Binário. Ao analisar o perfil dos estudantes entrevistados que possuem mau desempenho acadêmico, observou-se que a percentagem de homens e mulheres apresenta poucas diferenças entre os gêneros, contudo, a maioria é do sexo masculino, são solteiros e residem no Município de Caruaru. Ainda sobre o desempenho acadêmico mais da metade já reprovaram e acham que o principal motivo seria a dificuldade do curso e a dificuldade de conciliar o estudo com o trabalho. Os resultados da análise de regressão evidenciaram que as variáveis idade, atividade remunerada e as dummies engenharia civil e engenharia de produção são componentes associados ao desempenho acadêmico ruim, já as variáveis, instituição em que cursou o ensino médio, escolaridade dos pais e responsabilidade da renda familiar dos pais são componentes associados ao bom desempenho acadêmico como preconizado em outros estudos. Os resultados não são claros quanto à presença de viés, dado que a variável gênero não foi significativa. Sendo assim, nada pode ser dito sobre viés de gênero no desempenho acadêmico dos alunos do CAA, ou seja, existem outras características influenciando o desempenho acadêmico, mas o fato de ser homem ou mulher não é um fator determinante.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação – Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectDesempenho – Educação (Superior) – Gêneropt_BR
dc.subjectRendimento escolar – Educação (Superior)pt_BR
dc.subjectEducação – Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.titleViés de gênero nos cursos de graduação do Campus Acadêmico do Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1054588099588947pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9080044005976853pt_BR
dc.description.abstractxThe motivation for this study has to do with the relatively modern idea that all social and private themes of humanity, such as health, education, security, happiness, prostitution, crime can be discussed in the light of economic theory (eccentric economy). Thus, the economic literature has sought explanations for the various types of differences between men and women, whether in professional, political, salary field, etc., which are often attributed to differences in productivity, sex discrimination. But does this also occur in the academic context? This study aimed to analyze the possible correlation between academic performance and socioeconomic variables of students in courses of Economics, Business Administration, Civil Engineering and Industrial Engineering Academic Center in the Wasteland. At the same time, we sought to investigate a supposed best female academic performance, ie, would women be the most productive, or would there be some gender bias in the results of the evaluations? For this purpose, we used the Binary Logit Model. By analyzing the profile of the students interviewed who have poor academic performance, it was observed that the percentage of men and women shows few gender differences, however, most are male, unmarried and reside in the municipality of Caruaru. Still on academic performance more than half failed on some subject and already think the main reason would be the difficulty of the course and the difficulty to combine study with work. The results of the regression analysis showed that the variables age, paid occupation and the dummies civil engineering and production engineering are associated with poor academic performance components, since the variables, the institution where they attended high school, parental education and income responsibility family of parents are associated with good academic performance components as suggested in other studies. The results are not clear about the presence of bias, given that the gender variable was not significant. Therefore, nothing can be said about gender bias in the academic performance of students from CAA, ie, there are other characteristics influencing academic performance, but the fact of being male or female is not a factor.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Alexsandra Gomes de.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons