Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41552

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTRZESNIAK, Piotr-
dc.contributor.authorMESQUITA, Elisângela Mendes de-
dc.date.accessioned2021-11-08T23:25:38Z-
dc.date.available2021-11-08T23:25:38Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationMESQUITA, Elisângela Mendes de. Governança pública: o questionário de autoavaliação do TCU como instrumento de aprimoramento da gestão. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41552-
dc.description.abstractAs organizações públicas em meio a tantas mudanças geradas pela globalização, assim como pelas inovações tecnológicas, necessitam cada vez mais se adequar às novas exigências impostas pela abertura do mercado, com respostas e reações céleres a essas mudanças para alcance de resultados que os modelos burocráticos não mais atendem. Neste sentido, a mudança (rápida) no papel do Estado não é tempestivamente acompanhada das adequadas respostas de suas organizações. Esta pesquisa tem como objetivo sugerir aprimoramentos à gestão universitária, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mediante reinterpretação estrutural do questionário de autoavaliação do Tribunal de Contas da União (TCU) e reclassificação dos seus itens. Assim, propôs-se uma metodologia para aperfeiçoar operacionalmente esse auxílio aos gestores, ou seja, utilizar esse instrumento do TCU, não para apenas responder ao órgão de controle externo como uma mera formalidade, porém, aplicá-lo como efetivo recurso para identificar aspectos com vistas à otimização da gestão que atendam as demandas da sociedade de forma eficiente e eficaz. A etapa de reclassificação consistiu em alocar os 114 itens do questionário das suas dimensões originais: Liderança; Estratégia e Controle para as novas dimensões: Gestão; Contábil e Informação a Usuário Externo. A reclassificação foi realizada através de diretivas a seis juízes-avaliadores, selecionados de acordo com suas experiências em gestão e ou contabilidade pública. A Hierarquização dos itens consistiu em aplicar um escore para cada item com base na pontuação de cada juiz, a metodologia adotada, considerou o tercil superior de cada categoria, levando em consideração que o instrumento é excessivamente longo. Em seguida, identificaram-se as instâncias da UFRPE mais qualificadas, a responderem aos itens do questionário de autoavaliação do TCU, sendo oito instâncias: Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE); Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN); Auditoria Interna (AUDIN); Núcleo de Relações Institucionais e Convênios (NURIC); Secretaria de Tecnologias Digitais (STD); Serviço de Informações ao Cidadão (SIC); Ouvidoria; e Comissão de Ética. A PROAD, cujas atribuições são uma força motriz para o bom funcionamento da universidade, é responsável pelo maior número de questões a serem respondidas, vinte e três por cento do total do questionário, em seguida a PROGEPE com vinte por cento e STD com dezenove por cento das questões. E nove por cento das questões necessitam consulta ampla junto aos Servidores Públicos Efetivos da UFRPE, por se tratarem de questões relacionadas à gestão de pessoas. Indicaram-se também as instâncias mais adequadas a receberem as respostas, com competência para tomar as medidas corretivas quando necessário: Alta Gestão Reitoria; PROAD; PROGEPE; STD e PROPLAN as instâncias com maior competência a receberem os excertos do questionário. Por fim, construiu-se o produto final do estudo: montagem de excertos do questionário do TCU, com textos de encaminhamento as instâncias respondentes e a cada instância potencialmente corretora das inadequabilidades detectadas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectTribunal de Contas da Uniãopt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.titleGovernança pública : o questionário de autoavaliação do TCU como instrumento de aprimoramento da gestãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5667525592291574pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5469157594946888pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxPublic organizations amidst so many changes generated by globalization, as well as technological innovations, increasingly need to adapt to the new requirements imposed by the opening of the market, with quick responses and reactions to these changes to achieve results that bureaucratic models do not more meet. In this sense, the (rapid) change in the role of the State is not timely accompanied by adequate responses from its organizations. This research aims to suggest improvements to university management at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), through a structural reinterpretation of the self-assessment questionnaire of the Federal Court of Auditors (TCU) and reclassification of its items. Thus, a methodology was proposed to operationally improve this assistance to managers, that is, to use this TCU instrument, not only to respond to the external control body as a mere formality, but to apply it as an effective resource to identify aspects with aimed at optimizing management that meet society's demands efficiently and effectively. The reclassification step consisted of allocating the 114 items of the questionnaire from their original dimensions: Leadership; Strategy and Control for the new dimensions: Management; Accounting and External User Information. The reclassification was carried out through directives to six judges-evaluators, selected according to their experience in management and/or public accounting. The hierarchy of items consisted of applying a score to each item based on the score of each judge, the adopted methodology considered the top tertile of each category, taking into account that the instrument is excessively long. Then, the most qualified instances of UFRPE were identified, responding to the items of the TCU self-assessment questionnaire, being nine instances: Pro-Rectory of Administration (PROAD), Pro-Rectory of People Management (PROGEPE); Dean of Planning and Institutional Development (PROPLAN); Internal Audit (AUDIN); Institutional Relations and Agreements Nucleus (NURIC); Secretariat of Digital Technologies (STD); Citizen Information Service (SIC); Ombudsman; and Ethics Committee. PROAD, whose attributions are a driving force for the good functioning of the university, is responsible for the largest number of questions to be answered, twenty three percent of the total questionnaire, followed by PROGEPE with twenty percent and STD with nineteen percent of the questions. And nine percent of the questions require a Broad Consultation with UFRPE's Effective Public Servants, as they are issues related to people management. The most appropriate instances to receive the answers were also indicated, with competence to take corrective measures when necessary: High Management Rectory; PROAD; PROGEPE; STD and PROPLAN are the instances with the greatest competence to receive excerpts from the questionnaire. Finally, the final product of the study was constructed: assembling excerpts from the TCU questionnaire, with texts for forwarding the respondent instances and to each instance potentially correcting the detected inadequacies.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elisângela Mendes de Mesquita.pdf3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons