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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41588

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, André Luiz de Miranda-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Frederico Santana de-
dc.date.accessioned2021-11-10T13:35:19Z-
dc.date.available2021-11-10T13:35:19Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.date.submitted2021-11-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Frederico Santana de. Clientelismo e Democracia: a política econômica do governo Lula e as eleições de 2010. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41588-
dc.description.abstractDando ênfase a forma de interação que tem por base a troca clientelista, nota-se em vários momentos da história uma tentativa de subjugação, partindo do governo, a fim de manter a democratização distante, o que contribui para um alongamento da influência exercida com o objetivo de manter a população beneficiada, leal aos seus Patronus. O governo do Partido dos Trabalhadores, que tomou posse em 2002, com a representação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, adotou formas de políticas de cunho clientelistas, utilizando políticas monetárias e fiscais, além de políticas de distribuição de renda e sociais, onde se destacou, o Bolsa Família, mobilizando assim grande parte da população, e fazendo com que os mesmos criassem lealdade e respeitosa pelo Patronus Lula. Essas atitudes fizeram com que a população, baseada nas expectativas adaptativas, tomassem por referência a gestão passada para eleger a candidata apoiada por Lula. Dessa forma, entendesse que o clientelismo tem o poder de estagnar uma nação, fazendo com que a subjugação em que a população está inserida seja determinante para que a democracia não seja exercida.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrasil - Política e governopt_BR
dc.subjectDemocracia – Brasilpt_BR
dc.subjectClientelismopt_BR
dc.subjectCoronelismopt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Família (Brasil)pt_BR
dc.subjectBrasil. Presidente (2003-2010 : Lula)pt_BR
dc.titleClientelismo e Democracia: a política econômica do governo Lula e as eleições de 2010.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7652276439119071pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1337441051190940pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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