Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41588

Share on

Title: Clientelismo e Democracia: a política econômica do governo Lula e as eleições de 2010.
Authors: OLIVEIRA, Frederico Santana de
Keywords: Brasil - Política e governo; Democracia – Brasil; Clientelismo; Coronelismo; Programa Bolsa Família (Brasil); Brasil. Presidente (2003-2010 : Lula)
Issue Date: 15-Aug-2014
Citation: OLIVEIRA, Frederico Santana de. Clientelismo e Democracia: a política econômica do governo Lula e as eleições de 2010. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: Dando ênfase a forma de interação que tem por base a troca clientelista, nota-se em vários momentos da história uma tentativa de subjugação, partindo do governo, a fim de manter a democratização distante, o que contribui para um alongamento da influência exercida com o objetivo de manter a população beneficiada, leal aos seus Patronus. O governo do Partido dos Trabalhadores, que tomou posse em 2002, com a representação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, adotou formas de políticas de cunho clientelistas, utilizando políticas monetárias e fiscais, além de políticas de distribuição de renda e sociais, onde se destacou, o Bolsa Família, mobilizando assim grande parte da população, e fazendo com que os mesmos criassem lealdade e respeitosa pelo Patronus Lula. Essas atitudes fizeram com que a população, baseada nas expectativas adaptativas, tomassem por referência a gestão passada para eleger a candidata apoiada por Lula. Dessa forma, entendesse que o clientelismo tem o poder de estagnar uma nação, fazendo com que a subjugação em que a população está inserida seja determinante para que a democracia não seja exercida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41588
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA, Frederico Santana de.pdf634,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons