Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41593

Compartilhe esta página

Título: A importância dos empreendimentos de economia solidária para a inclusão das mulheres no mercado de trabalho: o caso da Casa das Mulheres em Gravatá-PE.
Autor(es): BARROS, Catiane da Silva
Palavras-chave: Economia social; Mercado de trabalho; Mulheres; Mulheres em cooperativas
Data do documento: 20-Ago-2015
Citação: BARROS, Catiane da Silva. A importância dos empreendimentos de economia solidária para a inclusão das mulheres no mercado de trabalho: o caso da Casa das Mulheres em Gravatá-PE. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: O presente trabalho tem o propósito de propor uma reflexão sobre a relevância dos empreendimentos de Economia Solidária para inclusão das mulheres no mercado de trabalho, trazendo em questão a experiência da Associação Casa das Mulheres de Gravatá. Ao se fazer uma análise histórica de como a sociedade se utilizou das experiências autogestionária para fugir do desemprego que se instaurou com a propagação do capitalismo competitivo, verifica se a importância do trabalho coletivo para amenizar os efeitos desastrosos causados pelo excesso de pragmatismo. Destaca-se, portanto, a presença das mulheres nesses empreendimentos que pregam a igualdade de gênero, a cooperação e a solidariedade, pois elas trazem consigo um histórico de discriminação e desigualdade no desenvolvimento de suas atividades profissionais, o qual aos poucos vem se modificando, mas ainda constitui-se em uma grande injustiça social. Nesse sentido, o trabalho buscou investigar através da experiência vivenciada pelas integrantes da Associação Casa das Mulheres de Gravatá, como os empreendimentos solidários, tem contribuído para que as elas consigam alcançar melhorias financeiras e pessoais em suas vidas. Para que os resultados pudessem ser obtidos, realizou-se em um primeiro momento, uma breve caracterização do município de Gravatá em suas diversas dimensões, a partir da coleta de dados no IBGE e CONDEPE/FIDEM, bem como foi elaborado e aplicado um questionário junto á 30 mulheres no município de Gravatá, visando traçar um perfil socioeconômico das participantes, bem como obter informações sobre o trabalho realizado na associação e os principais problemas enfrentados pelo empreendimento e os seus colaboradores. Constatou-se, então, que a prática dessas iniciativas tem trazido transformações benéficas para as mulheres, onde através da democracia e do trabalho coletivo elas tem conseguido remodelar suas vidas e alcançar uma ascensão social e econômica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41593
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARROS, Catiane da Silva.pdf866,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons