Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41600

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBATISTA NETO, José-
dc.contributor.authorSILVA, Luan Maxwell Alves da-
dc.date.accessioned2021-11-11T16:05:04Z-
dc.date.available2021-11-11T16:05:04Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationSILVA, Luan Maxwell Alves da Silva. A canção na prática docente de professores de história de escolas de referência do ensino médio e de escolas técnicas estaduais de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41600-
dc.description.abstractA prática docente de professores de História no uso da canção em sala de aula constitui o objeto de estudo. O objetivo da pesquisa foi o de analisar a prática docente do professor de História no uso da canção em atividades educacionais do Ensino Médio de Escolas Técnicas (ETE) e de Escolas de Referência (EREM) do estado de Pernambuco sob a jurisdição da Gerência Regional de Educação da Mata Centro. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e que se utiliza da Análise de Conteúdo para o tratamento, organização e análise dos dados empíricos. Os dados foram colhidos a partir de pesquisa documental cujo corpus é composto pela de regulamentação educacional, nos âmbitos federal e estadual, que dizem respeito à inserção da Música e da canção na Educação Básica e no ensino de História, e também a partir de questionários e entrevistas semi-estruturadas, realizadas com professores de História que atuam em escolas da Gerência Regional de Educação da Mata Centro de Pernambuco. Por um lado, pode-se perceber o avanço na política educacional nacional com a inclusão da Música e da canção na Educação Básica e no ensino de História a partir da regulamentação analisada, bem como da necessidade de adaptação da regulamentação nacional à realidade pernambucana. Nota-se também uma prática docente voltada à preocupação de uma formação de cidadãos críticos e com valores apreciáveis à vida em sociedade, além de dotada de saberes experienciais formado ao longo da carreira docente. A paródia e a ilustração se constituíram em formas de uso da canção legitimadas a partir das intenções educacionais dos professores. A formação inicial e continuada de professores, no entanto, apresentou deficiências no que refere à apropriação da temática do uso da canção e dos documentos alternativos em História.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA canção na prática docente de professores de história de escolas de referência do ensino médio e de escolas técnicas estaduais de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5433280609541756pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4598908452423232pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe teaching practice of History teachers in the use of song in the classroom is the object of study. The objective of the research was to analyze the teaching practice of the History teacher in the use of song in educational activities in High School Technical Schools (ETE) and Reference Schools (EREM) in the state of Pernambuco under the jurisdiction of the Regional Management of Education of the Mata Centro. Methodologically, it is an exploratory and descriptive field research, with a qualitative approach and that uses Content Analysis for the treatment, organization and analysis of empirical data. Data were collected from documentary research whose corpus is composed of educational regulations, at the federal and state levels, which concern the insertion of Music and Song in Basic Education and History teaching, and also from questionnaires and semi-structured interviews, carried out with History teachers who work in schools of the Regional Education Management of Mata Centro de Pernambuco. On the one hand, it is possible to notice the advance in the national educational policy with the inclusion of Music and Song in Basic Education and in the teaching of History, based on the analyzed regulation, as well as the need to adapt the national regulation to the reality of Pernambuco. There is also a teaching practice focused on the concern of training citizens with appreciable values for life in society, in addition to being endowed with experiential knowledge formed throughout the teaching career. Parody and illustration were constituted in ways of using the song legitimized from the teachers' educational intentions. The initial and continuing education of teachers, however, presented deficiencies with regard to the appropriation of the theme of the use of song and alternative documents in History.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luan Maxwell Alves da Silva.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons