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Título : A canção na prática docente de professores de história de escolas de referência do ensino médio e de escolas técnicas estaduais de Pernambuco
Autor : SILVA, Luan Maxwell Alves da
Palabras clave : Prática Docente; Formação de Professores; Ensino de História; UFPE – Pós-graduação
Fecha de publicación : 27-jul-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Luan Maxwell Alves da Silva. A canção na prática docente de professores de história de escolas de referência do ensino médio e de escolas técnicas estaduais de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A prática docente de professores de História no uso da canção em sala de aula constitui o objeto de estudo. O objetivo da pesquisa foi o de analisar a prática docente do professor de História no uso da canção em atividades educacionais do Ensino Médio de Escolas Técnicas (ETE) e de Escolas de Referência (EREM) do estado de Pernambuco sob a jurisdição da Gerência Regional de Educação da Mata Centro. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e que se utiliza da Análise de Conteúdo para o tratamento, organização e análise dos dados empíricos. Os dados foram colhidos a partir de pesquisa documental cujo corpus é composto pela de regulamentação educacional, nos âmbitos federal e estadual, que dizem respeito à inserção da Música e da canção na Educação Básica e no ensino de História, e também a partir de questionários e entrevistas semi-estruturadas, realizadas com professores de História que atuam em escolas da Gerência Regional de Educação da Mata Centro de Pernambuco. Por um lado, pode-se perceber o avanço na política educacional nacional com a inclusão da Música e da canção na Educação Básica e no ensino de História a partir da regulamentação analisada, bem como da necessidade de adaptação da regulamentação nacional à realidade pernambucana. Nota-se também uma prática docente voltada à preocupação de uma formação de cidadãos críticos e com valores apreciáveis à vida em sociedade, além de dotada de saberes experienciais formado ao longo da carreira docente. A paródia e a ilustração se constituíram em formas de uso da canção legitimadas a partir das intenções educacionais dos professores. A formação inicial e continuada de professores, no entanto, apresentou deficiências no que refere à apropriação da temática do uso da canção e dos documentos alternativos em História.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41600
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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