Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41602

Compartilhe esta página

Título: Análise das práticas dos profissionais envolvidos no trabalho diário de inovação à luz da abordagem das práticas : um estudo de caso no Ministério Público em Garanhuns­-PE.
Autor(es): VILAR, Bárbara do Nascimento Alves
Palavras-chave: Aprendizagem ativa – Garanhuns (PE); Desenvolvimento organizacional – Garanhuns (PE); Ministério Público – Garanhuns (PE); Prática profissional
Data do documento: 9-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VILAR, Bárbara do Nascimento Alves. Análise das práticas dos profissionais envolvidos no trabalho diário de inovação à luz da abordagem das práticas: um estudo de caso no Ministério Público em Garanhuns­-PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O objetivo desta dissertação é analisar como se revelam as práticas dos profissionais no trabalho diário de inovação do Ministério Público em Garanhuns. Para alcançar esta finalidade adotou- se como estratégia metodológica a aplicação do estudo de caso único, de natureza instrumental. Utilizou­-se a análise exploratória e a abordagem qualitativa alinhada ao paradigma interpretativo para compreender o fenômeno estudado a partir do contexto e realidade sócio organizacional. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra de 15 profissionais. A discussão dos resultados foi realizada com a técnica da análise do discurso pelas premissas de Gill (2002). Os resultados da pesquisa realçaram que é no cotidiano que o trabalho diário de inovação ganha destaque por possibilitar que os sujeitos improvisem nas suas práticas, envolvam-­se em ciclos de aprendizagem e se utilizem de suas expertises para contextualizar os seus saberes e moldar direções emergentes para a inovação contínua acontecer a partir da realidade organizacional. As análises colocaram em evidência que o trabalho diário de inovação não é resultado unicamente de um processo pronto, mas consiste em um processo contínuo e ininterrupto, que está em constante transformação, dependente das interações sociais dos sujeitos envolvidos. A pesquisa apontou a necessidade de rever a estruturação de alguns departamentos da instituição e o perfil de liderança exercido a fim de atenuar a padronização e dinamizar as práticas dos profissionais conforme as demandas contingentes que não cessam de aparecer. Como principal contribuição desta pesquisa, aponta­-se que os Estudos Baseados em Prática podem ampliar as possibilidades analíticas e de diálogo sobre a área da gestão da inovação. Isso, por lançar um outro olhar para a estrutura organizacional a partir do cotidiano dos sujeitos comuns.
Descrição: VILAR, Bárbara do Nascimento Alves também é conhecida em citações bibliográficas por: ALVES, Bárbara do Nascimento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41602
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Bárbara do Nascimento Alves Vilar.pdf864,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons