Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41605

Compartilhe esta página

Título: Crescimento versus desenvolvimento econômico: uma abordagem para o município de Caruaru no final do século XX e início do século XXI.
Autor(es): FLORENCIO, Monik Sabatine Alves
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico - Caruaru (PE); Externalidades (Economia); Indicadores econômicos; Força de trabalho - Caruaru (PE)
Data do documento: 20-Ago-2015
Citação: FLORENCIO, Monik Sabatine Alves. Crescimento versus desenvolvimento econômico: uma abordagem para o município de Caruaru no final do século XX e início do século XXI. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Na ciência econômica, a definição de crescimento e desenvolvimento foi rodeada de muita polêmica. Em um primeiro momento, esses dois termos foram considerados equivalentes, sofrendo grande resistência do Programa das Nações Unidas – PNUD, que considerava a renda per capita como uma variável insuficiente na discussão. Nesse sentido, aspectos relacionados à educação, à longevidade e à renda per capita foram reunidos e deram origem ao Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, parâmetro considerado consistente pelo PNUD para avaliar a evolução dos países ao longo do tempo e destes em relação aos demais que compõem a economia mundial. Destacam-se, ainda, como teorias que visam discutir a questão do desenvolvimento, a teoria do desenvolvimento humano sustentável e a teoria elaborada por Amartya Sen, a qual discute o desenvolvimento à luz da ampliação das liberdades humanas. Dentro desse contexto, buscou-se avaliar as diferentes noções de desenvolvimento econômico, bem como a evolução do desenvolvimento econômico do município de Caruaru no final do século XX e início do século XXI. Para a elaboração desta monografia, foram realizadas pesquisa bibliográfica e coleta de dados em instituições oficiais, como o IBGE e o CONDEPE/FIDEM, as quais forneceram importantes informações relacionadas ao município de Caruaru. Em termos de resultados, verifica-se uma moderada elevação na qualidade de vida e no bem-estar da população residente em Caruaru ao longo do período analisado. Todavia, deve-se ressaltar que ainda existem muitos desafios que precisam ser superados para que a população como um todo venha a desfrutar de uma situação digna do ponto de vista social e econômico, dado que a principal atividade do município, o polo de confecções, ainda funciona com muita informalidade e exploração da força de trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41605
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLORÊNCIO, Monik Sabatine Alves.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons