Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41642

Comparte esta pagina

Título : Relações comerciais entre Brasil e China no período de 2007 a 2014.
Autor : MEDEIROS, Stephanie Natália de Lemos
Palabras clave : Comércio internacional; Concorrência internacional - Exportação; Relações de troca (Economia); Exportação - Brasil
Fecha de publicación : 14-oct-2015
Citación : MEDEIROS, Stephanie Natália de Lemos. Relações Comerciais entre Brasil e China no período de 2007 a 2014. Caruaru: O Autor, 2015.
Resumen : Com a intensificação do processo de globalização cada vez mais os países estão abertos para a comercialização, nesse contexto a falta de diversidade na pauta de exportação vem se mostrando um problema significativo. Deixando explicito a falta de competitividade que alguns países passam a apresentar, e o Brasil é um desses países que sofre com a falta de diversidade e baixa competitividade perante seus parceiros comerciais. Tendo em vista esse cenário que o Brasil se encontra este trabalho tem como principal objetivo analisar a competitividade dos produtos exportados pelo Brasil com destino a China nos períodos de 2007 a 2014, essa delimitação foi escolhida, pois a China é o principal comprador e vendedor para o Brasil, o período escolhido é o mais recente possível com os dados existentes. Para poder medir a evolução das exportações fazendo um reconhecimento dos principais produtos do comercio bilatéria entre esses dois países serão utilizados os índices de intensidade do comércio(IIC), índice de vantagem comparativa revelada(VCR), índice de vantagem comparativa revelada simétrica(VCRS) e o índice de orientação do comércio(IOC) cada um dos índices tentando demonstrar as preferências de comercio entre as duas nações. Os resultados obtidos no índice indicam que o Brasil tem uma pauta de exportação restrita a produtos básicos, pois não apresenta vantagem comparativa para outros produtos limitando não só as exportações como a diversificação de mais produtos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41642
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MEDEIROS, Stephanie Natália de Lemos.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons