Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41663
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Márcio Miceli Maciel de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Aline Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T15:05:13Z | - |
dc.date.available | 2021-11-17T15:05:13Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aline Araújo. A universidade pública no Brasil: uma análise da política de ensino superior durante os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41663 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo se propõe a avaliar o papel da educação e do conhecimento para o crescimento econômico. Neste sentido, foi realizada uma revisão da literatura econômica, mediante consulta a autores como: Schultz, Smith e Marx, bem como, mediante observação das últimas experiências de crescimento econômico, vivenciadas pelo Japão, Coréia do Sul e China. Procurou-se apresentar a evolução do Ensino Superior no Brasil, com ênfase na análise das políticas educacionais realizadas entre 1995 e 2010. Para isso, foi realizada uma breve revisão da literatura, por meio de livros, artigos científicos, revistas científicas, teses, dissertações e documentos oficiais disponíveis, acerca do tema apresentando. Nesse estudo foram utilizados dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). E, por meio da análise descritiva dos dados, foi verificada uma expansão do Ensino Superior brasileiro e uma melhor distribuição das vagas nesse nível de ensino, resultado do processo de interiorização das Universidades. É importante destacar que muitos benefícios foram gerados por meio das políticas educacionais, contudo, muitos desafios ainda precisam ser enfrentados, visto que a educação é um fator importante para o crescimento econômico e social do país. | pt_BR |
dc.format.extent | 77p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino Superior e Estado | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Educação – Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.title | A universidade pública no Brasil: uma análise da política de ensino superior durante os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0956347956881780 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2189307346017892 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study intends to measure the role of education and knowledge for the economic increase. In this sense, was realized a review of economic literature in consultation to the authors as: Schultz, Smith and Marx, by observing the last experiences of economic increase, experienced for the Japan, South Korea and China. Searched if show the evolution of higher education in Brazil, with emphasis in the analyzes of educational politics, between 1995 and 2010. For this, was realized a short literature review, through the books, scientific articles, scientific magazines, theses, dissertations and official documents available, about the presented topic. In this study were utilized data available by the Ministério da Educação (MEC) and by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Using descriptive analysis of data, was checked an expansion in the Brazilian higher education and a better distribution of vacancies in this education level, result of the internalization process of universities. Is important to note that many benefits they were generated through the educational politics, however, many challenges still need to be addressed, because education is an important factor for the economic and social growth of the country. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Aline Araújo.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons