Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41672
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORDEIRO, Eugênia de Paula | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Tereza Raquel Borges Vaz de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T17:33:02Z | - |
dc.date.available | 2021-11-17T17:33:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tereza Raquel Borges Vaz de. Possibilidades de cultivar aprendizagens socioemocionais a partir da dinâmica cotidiana de uma creche situada no agreste de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41672 | - |
dc.description | CORDEIRO, Eugênia de Paula também é conhecida em citações bibliográficas por: CORDEIRO, Eugênia de Paula Benício | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo, qualitativa exploratória, realizada numa creche pública municipal do agreste Pernambucano a fim de compreender possibilidades de cultivo de aprendizagens socioemocionais nesse ambiente. A falta de suporte teórico e prático nessa temática promove uma sensação de despreparo e desorientação, que pode resultar em práticas ingênuas. Em busca de colaborar com essas lacunas, indagamos: será possível cultivar aprendizagens socioemocionais junto a crianças de um ano e sete meses a três anos de forma construtiva para elas? Como a rotina da creche pode incentivar ou enfraquecer esse cultivo? E, as(os) professoras(es) podem desenvolver aprendizagens socioemocionais por meio das relações com os pequenos? Para responder essas questões, traçamos os seguintes objetivos: geral, compreender limites e possibilidades de cultivo de aprendizagens socioemocionais com crianças de um ano e sete meses a três anos, no cotidiano de uma creche municipal do agreste pernambucano. E mais especificamente: apontar, nas vivências da rotina de uma creche, limites e possibilidades para o estimulo de aprendizagens socioemocionais junto a crianças de um ano e sete meses a três anos; investigar, no convívio com as crianças de um ano e sete meses a três anos, possibilidades de desenvolvimento socioemocional na autoformação do educador. Encontramos suporte para o cultivo de aprendizagens socioemocionais buscando vivenciar a teoria na prática, as seguinte maneira: por meio da visão multidimensional do ser humano, que nos permite ampliar o olhar em relação as crianças; a busca pela prática do fazer junto, na qual podemos experienciar novas formas de nos relacionarmos com os(as) pequenos(as); o respeito ao processo de construção de vínculo entre professoras(es) e as crianças nessa faixa etária; e o exercício de um cuidado o mais genuíno possível. Por meio dos instrumentos metodológicos, a saber, registros fotográficos; portifólio dinâmico; diário pessoal; exercício do papel de professora pesquisadora; conversas informais e, principalmente, através da observação participante completa, construímos os dados com as crianças e outros componentes da creche. Diante da análise desses dados, constatamos que é possível cultivar aprendizagens socioemocionais junto a crianças de um ano e sete meses a três anos. Isso porque essas crianças demonstraram sinais de: reconhecimento das emoções em si e nos outros; desenvolvimento da aprendizagem de discriminar as emoções que sentem e as expressões emocionais dos demais; percebemos que podemos auxiliar as crianças no cultivo de uma visão positiva de si mesmas, bem como ajudá-las a cultivar a paciência e a colaboração para como seus processos de desenvolvimento ou os dos outros. Em relação ao processo autoformativo da professora, foi possível notar que as interações e as relações formadas com as crianças, nos possibilitam humanizar o nosso olhar, atingir níveis de percepção e consciência mais sutis, além de favorecer o exercício do autoconhecimento e gestão das emoções. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Creche – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Socioemocional – Sindicatos | pt_BR |
dc.subject | Educação da Pessoa Humana | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Possibilidades de cultivar aprendizagens socioemocionais a partir da dinâmica cotidiana de uma creche situada no agreste de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7430573494535038 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7596954578610486 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work is the result of a qualitative exploratory field research carried out in a municipal public daycare in order to understand possibilities of cultivating socio-emotional learning in this environment. The lack of theoretical and practical support on thistopic promotes a feeling of hopelessness, which can result in ineficientes practices. In order to collaborate with these questions, we tried to answer: Will it be possible to cultivate socio-emotional learning with children in a constructive way for them? How can the daycare routine encourage or weaken this purpose? And, can teachers develop socio-emotional learning through relationships with the little ones? To answer these questions, we have outlined the following objectives: general, to understand limits and possibilities for cultivating socio-emotional learning with children from 1 year and 7 months to 3 years, in the daily life of a daycare in the rural part of Pernambuco. And to be more specific: Point out, in the day-to-day experiences of a daycare, limits and possibilities for stimulating socio-emotional learning with children from 1 year and 7 months to 3 years; Investigate, in close contact with them, possibilities of socio-emotional development in the educator's self-training. We found support for the cultivation of all these socio-emotional lessons in four main factors: through the multidimensional view of the human being, which allows us to broaden our view of children; the search for the practice of doing it together, in which we can experience new ways of getting close to the little ones; respect for the process of building bonds between teachers and the children; and the exercise of caring in the most genuine way. Through methodological instruments, photographic records; dynamic portfolio; personal diary; exercising the role of researcher teacher; informal conversations and, mainly, through complete participant observation, this was built with the children’s help and other components of the daycare center. Given the analysis of these data, we found that it is possible to cultivate socio-emotional learning with children. That’s because they showed signs of recognition of emotions in themselves and in others; development of learning to discriminate the emotions they feel and the emotional expressions of others; We also noticed that we can help children in cultivating a positive view of themselves, as well as helping them to cultivate patience and collaboration for their development processes or those of others. Regarding the teacher's self-formative process, it was possible to notice that the interactions and relationships with the children, allow usto humanize our point of view, reach more subtle levels of perception and awareness, in addition to favoring the exercise of both experiential and strategic socioemotional learning. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Tereza Raquel Borges Vaz de Oliveira.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons