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Título: Possibilidades de cultivar aprendizagens socioemocionais a partir da dinâmica cotidiana de uma creche situada no agreste de Pernambuco.
Autor(es): OLIVEIRA, Tereza Raquel Borges Vaz de
Palavras-chave: Educação Infantil; Creche – Pernambuco; Aprendizagem Socioemocional – Sindicatos; Educação da Pessoa Humana; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 26-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Tereza Raquel Borges Vaz de. Possibilidades de cultivar aprendizagens socioemocionais a partir da dinâmica cotidiana de uma creche situada no agreste de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo, qualitativa exploratória, realizada numa creche pública municipal do agreste Pernambucano a fim de compreender possibilidades de cultivo de aprendizagens socioemocionais nesse ambiente. A falta de suporte teórico e prático nessa temática promove uma sensação de despreparo e desorientação, que pode resultar em práticas ingênuas. Em busca de colaborar com essas lacunas, indagamos: será possível cultivar aprendizagens socioemocionais junto a crianças de um ano e sete meses a três anos de forma construtiva para elas? Como a rotina da creche pode incentivar ou enfraquecer esse cultivo? E, as(os) professoras(es) podem desenvolver aprendizagens socioemocionais por meio das relações com os pequenos? Para responder essas questões, traçamos os seguintes objetivos: geral, compreender limites e possibilidades de cultivo de aprendizagens socioemocionais com crianças de um ano e sete meses a três anos, no cotidiano de uma creche municipal do agreste pernambucano. E mais especificamente: apontar, nas vivências da rotina de uma creche, limites e possibilidades para o estimulo de aprendizagens socioemocionais junto a crianças de um ano e sete meses a três anos; investigar, no convívio com as crianças de um ano e sete meses a três anos, possibilidades de desenvolvimento socioemocional na autoformação do educador. Encontramos suporte para o cultivo de aprendizagens socioemocionais buscando vivenciar a teoria na prática, as seguinte maneira: por meio da visão multidimensional do ser humano, que nos permite ampliar o olhar em relação as crianças; a busca pela prática do fazer junto, na qual podemos experienciar novas formas de nos relacionarmos com os(as) pequenos(as); o respeito ao processo de construção de vínculo entre professoras(es) e as crianças nessa faixa etária; e o exercício de um cuidado o mais genuíno possível. Por meio dos instrumentos metodológicos, a saber, registros fotográficos; portifólio dinâmico; diário pessoal; exercício do papel de professora pesquisadora; conversas informais e, principalmente, através da observação participante completa, construímos os dados com as crianças e outros componentes da creche. Diante da análise desses dados, constatamos que é possível cultivar aprendizagens socioemocionais junto a crianças de um ano e sete meses a três anos. Isso porque essas crianças demonstraram sinais de: reconhecimento das emoções em si e nos outros; desenvolvimento da aprendizagem de discriminar as emoções que sentem e as expressões emocionais dos demais; percebemos que podemos auxiliar as crianças no cultivo de uma visão positiva de si mesmas, bem como ajudá-las a cultivar a paciência e a colaboração para como seus processos de desenvolvimento ou os dos outros. Em relação ao processo autoformativo da professora, foi possível notar que as interações e as relações formadas com as crianças, nos possibilitam humanizar o nosso olhar, atingir níveis de percepção e consciência mais sutis, além de favorecer o exercício do autoconhecimento e gestão das emoções.
Descrição: CORDEIRO, Eugênia de Paula também é conhecida em citações bibliográficas por: CORDEIRO, Eugênia de Paula Benício
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41672
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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