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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41673

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dc.contributor.advisorFREITAS, Alexandre Simão de-
dc.contributor.authorMENEZES, Jean da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-17T17:39:56Z-
dc.date.available2021-11-17T17:39:56Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.citationMENEZES, Jean da Silva. As artes marciais como máquina de guerra espiritual: um estudo da arte marcial mágica em Chögyam Trungpa Rinpoche. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41673-
dc.description.abstractA presente Dissertação tematiza a relação educação-espiritualidade, a partir da cosmovisão presentificada no mito de Shambhala. A intenção é elucidar os sentidos formativos figurativizados nas obras do professor tibetano Chögyam Trungpa Rinpoche, a partir da expressão arte marcial mágica. No percurso, buscam-se apreender algumas implicações para os sentidos da formação humana. Mais especificamente: (1) contextualizar o sentido da guerra nas imagens míticas vinculadas aos horizontes culturais do ocidente e do oriente; (2) analisar como os mitos marciais emergem no pensamento do professor tibetano Chögyam Trungpa Rinpoche; e (3) delimitar a concepção de arte marcial mágica e suas implicações para os processos educativos em uma perspectiva formativo-espiritual. Trata-se de uma investigação de caráter teórico-bibliográfico, cujos resultados sinalizam uma visão singular acerca da formação humana no contexto das artes marciais, apreendidas como uma máquina de guerra espiritual inspirada na mitologia de Shambhala. Assim, é possível concluir que a noção de arte marcial mágica, desde os chamados ensinamentos de Shambhala, abre uma compreensão político-pedagógica radical da experiência da sacralidade do mundo, indicando um caminho inusitado acerca do uso das artes marciais nos processos educacionais. A prática das artes marciais implica, nesse horizonte de sentido, desenvolver um estado no qual qualquer pessoa pode se tornar plenamente confiante do que se é ao lidarmos com os conflitos de forma lúcida.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação - Espiritualidadept_BR
dc.subjectEducação da Pessoa Humanapt_BR
dc.subjectArte Marcial Mágicapt_BR
dc.subjectChögyam Trungpa Rinpochept_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleAs artes marciais como máquina de guerra espiritual : um estudo da arte marcial mágica em Chögyam Trungpa Rinpochept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6973462480461839pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5989326759915260pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is themed on the relationship between education and spirituality, based on the worldview presented in the Shambhala myth. The intention is to elucidate the formative meanings figured in the works of the Tibetan teacher Chögyam Trungpa Rinpoche, based on the expression magic martial art, problematizing the images prevalent in the theme of war anchored in a war-military logic. Along the way, we seek to apprehend some implications for rethinking the meanings of human formation. More specifically, we aim to (1) contextualize the sense of war in mythical images linked to the cultural horizons of the West and the East; (2) to analyze how martial myths emerge in the thinking of Tibetan teacher Chögyam Trungpa Rinpoche; and (3) delimit the conception of magical martial art and its implications for educational processes in a formative-spiritual perspective. It is a theoretical-bibliographic investigation, anchored in a hermeneutic-figural analysis. The results signal a singular vision about the formation of the human in the context of martial arts, perceived as a spiritual war machine inspired by the mythology of Shambhala. We conclude by arguing that the reactivation of the notion of magical martial art, since the so-called Shambhala teachings, opens a radical political-pedagogical understanding of the experience of the sacredness of the world, indicating a unusual path about the use of martial arts in educational processes. The practice of martial arts implies, in this horizon of meaning, developing a state in which anyone can become fully confident, fully aware of what one is trying to do dealing with conflicts in a lucid way.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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