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Título : As artes marciais como máquina de guerra espiritual : um estudo da arte marcial mágica em Chögyam Trungpa Rinpoche
Autor : MENEZES, Jean da Silva
Palabras clave : Educação - Espiritualidade; Educação da Pessoa Humana; Arte Marcial Mágica; Chögyam Trungpa Rinpoche; UFPE – Pós-graduação
Fecha de publicación : 2-ago-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MENEZES, Jean da Silva. As artes marciais como máquina de guerra espiritual: um estudo da arte marcial mágica em Chögyam Trungpa Rinpoche. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A presente Dissertação tematiza a relação educação-espiritualidade, a partir da cosmovisão presentificada no mito de Shambhala. A intenção é elucidar os sentidos formativos figurativizados nas obras do professor tibetano Chögyam Trungpa Rinpoche, a partir da expressão arte marcial mágica. No percurso, buscam-se apreender algumas implicações para os sentidos da formação humana. Mais especificamente: (1) contextualizar o sentido da guerra nas imagens míticas vinculadas aos horizontes culturais do ocidente e do oriente; (2) analisar como os mitos marciais emergem no pensamento do professor tibetano Chögyam Trungpa Rinpoche; e (3) delimitar a concepção de arte marcial mágica e suas implicações para os processos educativos em uma perspectiva formativo-espiritual. Trata-se de uma investigação de caráter teórico-bibliográfico, cujos resultados sinalizam uma visão singular acerca da formação humana no contexto das artes marciais, apreendidas como uma máquina de guerra espiritual inspirada na mitologia de Shambhala. Assim, é possível concluir que a noção de arte marcial mágica, desde os chamados ensinamentos de Shambhala, abre uma compreensão político-pedagógica radical da experiência da sacralidade do mundo, indicando um caminho inusitado acerca do uso das artes marciais nos processos educacionais. A prática das artes marciais implica, nesse horizonte de sentido, desenvolver um estado no qual qualquer pessoa pode se tornar plenamente confiante do que se é ao lidarmos com os conflitos de forma lúcida.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41673
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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