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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Sônia Rebouças da Silva-
dc.contributor.authorFERREIRA, Janderry Antonio-
dc.date.accessioned2021-11-22T21:10:20Z-
dc.date.available2021-11-22T21:10:20Z-
dc.date.issued2016-11-05-
dc.date.submitted2021-11-22-
dc.identifier.citationFERREIRA, Janderry Antonio. O impacto da educação na desigualdade de rendimentos no Estado de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41781-
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho é apresentar os impactos da educação na distribuição dos rendimentos dos trabalhadores em Pernambuco. Também será apresentada a desigualdade educacional do Estado através do índice de Gini educacional e, graficamente, através da curva de Lorenz. Também são expostas no trabalho as questões referentes às desigualdades regionais brasileiras em termos de educação, de modo que, procura-se estabelecer uma comparação com o Estado de Pernambuco no que tange a desigualdade educacional. Tendo em vista que a estagnação educacional pode representar um retrocesso, uma sociedade com muitos analfabetos apresenta um atraso escolar, onde muitas pessoas foram excluídas do direito à educação. Por esse motivo, procura-se demonstrar a importância das políticas públicas como meio de facilitar o acesso das pessoas à educação e disponibilizar os meios necessários para tal. Com relação aos retornos advindos da educação, é evidenciado que a educação ainda pode trazer boas taxas de adicionais para os indivíduos. Neste trabalho, foi possível notar que a desigualdade educacional é mais presente na área rural do Estado, as mulheres vêm apresentando uma melhora dos anos médios de escolaridade, sendo que esta é maior que a masculina, e a desigualdade educacional geral do Estado não teve uma queda significativa no período analisado.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectRenda - Distribuiçãopt_BR
dc.subjectDisparidades regionais – Educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacional - Pernambucopt_BR
dc.titleO impacto da educação na desigualdade de rendimentos no Estado de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3012933570669710pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this paper is to present the impacts of education on the distribution of workers' income in Pernambuco. It will also be presented the educational inequality of the State through the educational Gini index and, graphically, through the Lorenz curve. Also discussed in the paper are questions regarding Brazilian regional inequalities in terms of education, so that a comparison is made with the State of Pernambuco regarding educational inequality. Given that educational stagnation may represent a setback; a society with many illiterates is lagging behind, where many people have been excluded from the right to education. For this reason, it seeks to demonstrate the importance of public policies as a means of facilitating people's access to education and providing the necessary means to do so. With regard to returns from education, it is evidenced that education can still bring good additional rates for individuals. In this study, it was possible to notice that the educational inequality is more present in the rural area of the State, women have been showing an improvement of the average years of schooling, which is higher than the masculine one, and the general educational inequality of the State did not have a In the period analyzed.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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