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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41853

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dc.contributor.advisorSOUSA, Marcio Miceli Maciel de-
dc.contributor.authorTAVARES, Alessandra Jerônimo-
dc.date.accessioned2021-11-30T18:23:00Z-
dc.date.available2021-11-30T18:23:00Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.date.submitted2021-11-30-
dc.identifier.citationTAVARES, Alessandra Jerônimo. Análise da estrutura do setor de transporte e exportações em Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41853-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a dinâmica territorial da logística em transportes, e a infraestrutura de apoio à esta atividade nas mesorregiões pernambucanas. Do ponto de vista da metodologia foram levantados dados de redes, infraestrutura de transportes: terrestres, rodoviário, ferroviário e aéreo, e sistemas logísticos, mediante consulta as seguintes fontes: Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, Secretaria do Comércio Exterior – Secex, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO. Posteriormente, verificou-se a participação do Estado nos fluxos de comércio internacional e analisou-se a localização e concentração das atividades logísticas em Pernambuco. Para tanto foram utilizados dados relativos ao número de funcionários que atuam nos vários grupos de atividades econômicas relacionados a transporte e logística a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de acordo com a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE 2.0) classificadas pelo IBGE. Os dados de importação e exportação, foram extraídos do Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (Alice Web). Os resultados apresentaram que os investimentos, que de início deveriam atender a capital do estado e adentrar o interior não atingiram a meta estabelecida. Como efeito, verifica-se uma diminuição da capacidade de transporte, afetando negativamente a competitividade dos produtos do interior do estado. O que podemos presumir como um dos fatores determinantes para a concentração das atividades econômicas nas regiões litorâneas do estado, a exemplo da concentração de grandes empresas, e a pequena ou nenhuma participação na balança comercial de Pernambuco pelos municípios do interior do estado, com exceção a cidade de Petrolina. Além disto, foi possível identificar que a atividade de transporte rodoviário de cargas é a responsável pela maior concentração de mão de obra no setor de transporte e logística de Pernambuco.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogística - Pernambucopt_BR
dc.subjectInfraestrutura (Economia) – Transportept_BR
dc.subjectExportação – Transportept_BR
dc.subjectCargas e descargas – Transportept_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômico - Exportação - Pernambucopt_BR
dc.titleAnálise da estrutura do setor de transporte e exportações em Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2189307346017892pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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