Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41894

Share on

Title: Impacto do crescimento do emprego formal da indústria têxtil sobre a informalidade: evidências para o Brasil.
Authors: LEANDRO, Larissa Naiara Pontes
Keywords: Indústria Têxtil; Mercado de trabalho; Trabalho Informal; Oportunidades de emprego; Criação de empregos – indústria têxtil
Issue Date: 11-Dec-2018
Citation: LEANDRO, Larissa Naiara Pontes. Impacto do crescimento do emprego formal da indústria têxtil sobre a informalidade: evidências para o Brasil. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo principal estimar o impacto do crescimento do emprego formal da Indústria Têxtil sobre o emprego informal do setor comercial e da Indústria da Transformação no Brasil. A estratégia empírica é uma adaptação da proposta inicialmente feita por Moretti (2010), baseada em um modelo de regressão com variável instrumental. O estudo utiliza dados das PNADs e da RAIS durante o período de 2001 a 2015 e foi realizado para as Unidades da Federação brasileira. Os principais resultados da pesquisa apontaram que o efeito da geração de empregos formais adicionais na Indústria Têxtil na redução de empregos informais dos demais setores analisados é maior que o causado pela Indústria da Transformação, mas fica abaixo do causado pela maioria das indústrias do seu grupo de intensidade tecnológica. Ainda, neste grupo se encontram as indústrias que causam maiores efeitos multiplicadores sobre a informalidade no Comércio e na Indústria da Transformação, já que ele é mais provável de absorver trabalhadores com baixa qualificação profissional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41894
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRO, Larissa Naiara Pontes.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons