Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41983

Compartilhe esta página

Título: Análise do Crescimento do Setor da Construção para os Estados do Brasil entre 2007-2015.
Autor(es): SILVA, Lívia Emanuele Barbosa da
Palavras-chave: Construção Civil – Desenvolvimento econômico; Política habitacional - Brasil; Crise financeira global – 2007-2015
Data do documento: 16-Jul-2018
Citação: SILVA, Lívia Emanuele Barbosa da. Análise do Crescimento do Setor da Construção para os Estados do Brasil entre 2007-2015. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: Entre 2007 e 2015, o setor da construção apresentou um crescimento de 176% em seu valor adicionado em todo Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC). No entanto, o desempenho da construção poderia ter sido melhor, mas isso não ocorreu porque a partir de 2014, o segmento passou a repercutir o ambiente de desaceleração da atividade econômica do país, evidenciado, no âmbito da demanda interna, pela perda de dinamismo do consumo das famílias e pelo recuo da Formação Bruta de Capital Fixo. Logo, se torna relevante avaliar os fatores que estiveram relacionados com o crescimento do setor no Brasil, nos últimos anos, sendo eles: a crise financeira de 2008; a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV); o aumento do crédito imobiliário; e os investimentos relacionados à preparação dos megaeventos esportivos. Diante do exposto, o objetivo geral deste estudo é analisar o crescimento do setor da construção nas Unidades da Federação do Brasil, entre o ano de 2007 a 2015, e correlacionar com fatores de oferta e demanda do setor. Para tanto, estimou-se alguns modelos econométricos através do Método de Mínimos Quadrados Ordinários- OLS e a partir da análise de dados em painel, cujo método de estimação foi o de Efeitos Fixos. Os resultados indicaram que o setor apresentou crescimento positivo em praticamente todos os estados, no período entre 2007-2011; no entanto, entre 2011-2015, vários estados evidenciaram decrescimento. Além disso, a variação da produção mostrou-se correlacionada positivamente com o número de trabalhadores não qualificados, com as despesas públicas com infraestrutura urbana e com a renda domiciliar per capita; por outro lado, a variação das despesas públicas com habitação urbana, da quantidade de unidades financiadas com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e do valor adicionado do setor, mostraram-se positivamente correlacionadas com a variação do emprego do setor. Com isso, estes resultados indicam que a variação da produção e do emprego do setor estiveram correlacionadas, principalmente, com fatores relacionados a demanda da construção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41983
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Lívia Emanuele Barbosa da.pdf952,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons