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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42008

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Título: A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)
Autor(es): VENTURA, Leonardo Carneiro
Palavras-chave: Brasil, Nordeste - História; Arquivos sonoros – Brasil, Nordeste; Cartografia auditiva; Música
Data do documento: 30-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VENTURA, Leonardo Carneiro. A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950). 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabalho trata da emergência de um dispositivo arquivístico sonoro pensado para reter o que seriam as dimensões sonora e musical da região Nordeste. Entrecruzando práticas discursivas oriundas do campo da imprensa, da literatura, dos estudos do folclore, da música, da poesia, ele investiga os fios de som acionados por determinados agentes na elaboração do que seria uma sonoridade e uma musicalidade nordestinas. Para tanto, propõe as noções de regime de audibilidade e cartografia auditiva. A primeira funciona para nomear o conjunto de imagens sonoras associadas, desde as primeiras décadas do século XX, ao espaço imaginado do Nordeste, assim como suas condições históricas de surgimento. A segunda cuida de identificar nas obras – acadêmica, literária, musical – de determinados autores, autoras e artistas, os traços de sonoridade e de musicalidade que operam para constituir o Nordeste enquanto território sonorizado, musicado. Este trabalho busca pensar a elaboração de um arquivo sonoro para o espaço nordestino, enquanto produto do enfrentamento do tempo, em especial, do advento da modernidade, por determinados grupos atuantes na sociedade brasileira naquele período. Leva em conta os movimentos aglutinantes de pessoas e ideias como o Regionalismo Tradicionalista, o Modernismo, ambos da década de 1920, além do Movimento Folclórico, de final da década de 1940. Segue o entrelaçamento de suas linhas até o surgimento de uma indústria fonográfica, com polos de produção nas cidades do Rio de Janeiro e Recife, além de perseguir outras práticas sonoras que contribuíram para cristalizar a ideia de uma música e um som do Nordeste, enquanto, ao mesmo tempo, excluía dela os corpos dos cantadores e cantadoras que, em primeiro lugar, os inspiraram.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42008
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

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