Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42010
Share on
Title: | Viabilidade econômica do Uber e do Táxi: uma discussão para o Município de Caruaru-PE. |
Authors: | TAVARES, Lucas Matheus de Melo |
Keywords: | Aplicativos móveis – Transporte; Táxis; Motoristas de táxi; Transporte - Trânsito de passageiros; Concorrência – transporte |
Issue Date: | 19-Dec-2018 |
Citation: | TAVARES, Lucas Matheus de Melo. Viabilidade econômica do Uber e do Táxi: uma discussão para o Município de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2018. |
Abstract: | O presente trabalho explica sobre quais bases se deu o surgimento do Uber e analisa se esse modelo de negócio é viável para os motoristas cadastrados na plataforma digital. O objetivo do artigo é compreender o que ocorreu com a introdução do Uber no Brasil, como foi a resposta da população para esse novo tipo de serviço e, como os taxistas se comportaram com o novo tipo de concorrência. Discutiu-se, ainda, como esse novo modelo de negócio permitiu que algumas pessoas buscassem uma nova alternativa de emprego já que o país vive uma crise econômica profunda. A pesquisa visa uma compreensão qualitativa do tema tendo como referência: livros, artigos científicos contidos em periódicos e anais de congresso e dissertações de mestrado. Ainda em relação aos aspectos metodológicos foram aplicados questionários. Obteve-se como resultado que após a introdução do Uber no Brasil mais pessoas começaram a usar esse novo tipo de transporte individual de passageiros, pois o preço é mais competitivo, proporcionando uma maior concorrência para com os taxistas. Diante deste cenário estabeleceu-se o cálculo do custo de oportunidade do Uber e do Táxi no município de Caruaru-PE. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42010 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TAVARES, Lucas Matheus de Melo.pdf | 520,9 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License