Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42010

Share on

Title: Viabilidade econômica do Uber e do Táxi: uma discussão para o Município de Caruaru-PE.
Authors: TAVARES, Lucas Matheus de Melo
Keywords: Aplicativos móveis – Transporte; Táxis; Motoristas de táxi; Transporte - Trânsito de passageiros; Concorrência – transporte
Issue Date: 19-Dec-2018
Citation: TAVARES, Lucas Matheus de Melo. Viabilidade econômica do Uber e do Táxi: uma discussão para o Município de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: O presente trabalho explica sobre quais bases se deu o surgimento do Uber e analisa se esse modelo de negócio é viável para os motoristas cadastrados na plataforma digital. O objetivo do artigo é compreender o que ocorreu com a introdução do Uber no Brasil, como foi a resposta da população para esse novo tipo de serviço e, como os taxistas se comportaram com o novo tipo de concorrência. Discutiu-se, ainda, como esse novo modelo de negócio permitiu que algumas pessoas buscassem uma nova alternativa de emprego já que o país vive uma crise econômica profunda. A pesquisa visa uma compreensão qualitativa do tema tendo como referência: livros, artigos científicos contidos em periódicos e anais de congresso e dissertações de mestrado. Ainda em relação aos aspectos metodológicos foram aplicados questionários. Obteve-se como resultado que após a introdução do Uber no Brasil mais pessoas começaram a usar esse novo tipo de transporte individual de passageiros, pois o preço é mais competitivo, proporcionando uma maior concorrência para com os taxistas. Diante deste cenário estabeleceu-se o cálculo do custo de oportunidade do Uber e do Táxi no município de Caruaru-PE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42010
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAVARES, Lucas Matheus de Melo.pdf520,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons