Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42032

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEÃO, André Luiz Maranhão de Souza-
dc.contributor.authorBATISTA, Marília Abigail Meneses-
dc.date.accessioned2021-12-09T17:38:49Z-
dc.date.available2021-12-09T17:38:49Z-
dc.date.issued2021-03-16-
dc.identifier.citationBATISTA, Marília Abigail Meneses. Paratextualização de influenciadores digitais: um estudo sobre fofocas de divas pop. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42032-
dc.description.abstractAs Divas Pop desempenham um papel importantíssimo no que se refere a sua capacidade de influência e de endossar conteúdos, o que faz com que elas sejam cada vez mais apropriadas pela mídia de fofocas. Com o avanço tecnológico as relações de produção e consumo se modificaram fazendo com que produtores de informação e seus conteúdos fossem encontrados no ambiente virtual onde possibilitou a existência de sites e blogs. Nos blogs as informações são propagadas pelos Influenciadores Digitais, que construíram sua fama na internet. No caso dos Influenciadores de blogs fofoca, eles se apropriam de outras celebrid des e constroem seus conteúdos com base nelas, executando assim seu papel mediador midiático, por meio de seu discurso próprio. Diante disto, este trabalho buscou responder como Influenciadores Digitais brasileiros paratextualizam fofocas sobre Divas Pop. Analisamos o discurso dos Influenciadores por meio da Análise de Discurso Foucaultiana. O arquivo de pesquisa foi composto por blogs de fofocas que são relevantes, apresentam grande fluxo de publicação e condicionam o acesso a notícias passadas. As Divas Pop escolhidas também apresentam fluxo representativo de notícias, são politicamente engajadas e que praticam desglamourização. Nossos resultados apontaram para três Formações Discursivas: a primeira diz respeito à definição do que é ser uma Diva Pop; a segunda revela o suporte dado as Divas Pop; e a terceira gira em torno do lado negativo de ser uma Diva Pop. O resultado revela que os Influenciadores paratextualizam as Divas Pop por meio do endossamento de suas lutas por direito a humanização.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCelebridades na comunicação de massapt_BR
dc.subjectCelebridades - Fofocaspt_BR
dc.subjectInfluenciadores Digitaispt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.titleParatextualização de influenciadores digitais : um estudo sobre fofocas de divas poppt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2536735601614526pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2313504052405431pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxPop Divas play an extremely important role in terms of their ability to influence and endorse content, which makes them increasingly appropriate by the gossip media. With the technological advancement, the relations of production and consumption have changed, causing information producers and their content to be found in the virtual environment where the existence of websites and blogs has been made possible. In blogs, information is propagated by Digital Influencers, who built their fame on the internet. In the case of blogging gossip influencers, they appropriate other celebrities and build their content based on them, thus performing their media mediating role, through their own discourse. Given this, this work sought to answer how Brazilian Digital Influencers paratextualize gossip about Pop Divas. We analyze the discourse of influencers through Foucault's Discourse Analysis. The research archive was composed of gossip blogs that are relevant, have a large flow of publication and condition access to past news. The chosen Pop Divas also present a representative flow of news, are politically engaged and practice deglamourization. Our results pointed to three Discursive Formations: the first concerns the definition of what it is to be a Diva Pop; the second reveals the support given to Pop Divas; and the third revolves around the negative side of being a Diva Pop. The result reveals that influencers paratextualize Divas Pop by endorsing their struggles for the right to humanization.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marília Abigail Meneses Batista.pdf3,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons