Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42032

Compartilhe esta página

Título: Paratextualização de influenciadores digitais : um estudo sobre fofocas de divas pop
Autor(es): BATISTA, Marília Abigail Meneses
Palavras-chave: Celebridades na comunicação de massa; Celebridades - Fofocas; Influenciadores Digitais; Mídia social; Análise de discurso
Data do documento: 16-Mar-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BATISTA, Marília Abigail Meneses. Paratextualização de influenciadores digitais: um estudo sobre fofocas de divas pop. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: As Divas Pop desempenham um papel importantíssimo no que se refere a sua capacidade de influência e de endossar conteúdos, o que faz com que elas sejam cada vez mais apropriadas pela mídia de fofocas. Com o avanço tecnológico as relações de produção e consumo se modificaram fazendo com que produtores de informação e seus conteúdos fossem encontrados no ambiente virtual onde possibilitou a existência de sites e blogs. Nos blogs as informações são propagadas pelos Influenciadores Digitais, que construíram sua fama na internet. No caso dos Influenciadores de blogs fofoca, eles se apropriam de outras celebrid des e constroem seus conteúdos com base nelas, executando assim seu papel mediador midiático, por meio de seu discurso próprio. Diante disto, este trabalho buscou responder como Influenciadores Digitais brasileiros paratextualizam fofocas sobre Divas Pop. Analisamos o discurso dos Influenciadores por meio da Análise de Discurso Foucaultiana. O arquivo de pesquisa foi composto por blogs de fofocas que são relevantes, apresentam grande fluxo de publicação e condicionam o acesso a notícias passadas. As Divas Pop escolhidas também apresentam fluxo representativo de notícias, são politicamente engajadas e que praticam desglamourização. Nossos resultados apontaram para três Formações Discursivas: a primeira diz respeito à definição do que é ser uma Diva Pop; a segunda revela o suporte dado as Divas Pop; e a terceira gira em torno do lado negativo de ser uma Diva Pop. O resultado revela que os Influenciadores paratextualizam as Divas Pop por meio do endossamento de suas lutas por direito a humanização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42032
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marília Abigail Meneses Batista.pdf3,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons