Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42251
Comparte esta pagina
Título : | A biblioteca como heterotopia : descaminhos e subjetivação |
Autor : | SANTOS, Wanderson Cruz dos |
Palabras clave : | Heterotopia; Subjetividade; Biblioteca; UFPE – Pós- graduação |
Fecha de publicación : | 29-oct-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTOS, Wanderson Cruz dos. A biblioteca como heterotopia: descaminhos e subjetivação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | Nesta dissertação, o objeto do olhar foram as experiências em uma cultura de domínios do saber e formas de produção de identidades no contexto da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, uma heterotopia de tempos infindáveis que, como uma pedagogia cultural, atua na de produção de identidades. Busquei compreender como processos de relações de força materializadas nas práticas discursivas dessa heterocronia de tempo atuam como uma pedagogia na conduta dos indivíduos. O caminho investigativo construído, de inspiração surrealista etnográfica, pautou-se em elementos da análise do discurso foucaltiana e dos estudos culturais. A feitura do corpus da pesquisa resulta de narrativas sobre o cotidiano da biblioteca e de reflexões a respeito de documentos sobre esse/desse espaço. Como resultado, identificaram-se afirmações que orientam a ordem da verdade na biblioteca através dos modos de organização que incidem na orientação das condutas que se configuram como técnicas de saber-poder e de si materializadas nos artefatos. Assim, é possível dizer que a biblioteca é um lugar de aprendizagem por onde diferentes significados circulam incidindo na fabricação dos sujeitos. Em adição a isso, neste espaço também há resistência que se expressa nos corpos que destroem as regras ao se expressar de outros modos, portanto fabricam para si outras formas de viver. Dessa forma, a biblioteca, pela ótica da heterotopia, pode ser percebida como um espaço em trânsito entre a efervescência urbana do Recife central e as escolas que lhe fazem vizinhança. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42251 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wanderson Cruz dos Santos.pdf | 4,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons