Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42251

Comparte esta pagina

Título : A biblioteca como heterotopia : descaminhos e subjetivação
Autor : SANTOS, Wanderson Cruz dos
Palabras clave : Heterotopia; Subjetividade; Biblioteca; UFPE – Pós- graduação
Fecha de publicación : 29-oct-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Wanderson Cruz dos. A biblioteca como heterotopia: descaminhos e subjetivação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Nesta dissertação, o objeto do olhar foram as experiências em uma cultura de domínios do saber e formas de produção de identidades no contexto da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, uma heterotopia de tempos infindáveis que, como uma pedagogia cultural, atua na de produção de identidades. Busquei compreender como processos de relações de força materializadas nas práticas discursivas dessa heterocronia de tempo atuam como uma pedagogia na conduta dos indivíduos. O caminho investigativo construído, de inspiração surrealista etnográfica, pautou-se em elementos da análise do discurso foucaltiana e dos estudos culturais. A feitura do corpus da pesquisa resulta de narrativas sobre o cotidiano da biblioteca e de reflexões a respeito de documentos sobre esse/desse espaço. Como resultado, identificaram-se afirmações que orientam a ordem da verdade na biblioteca através dos modos de organização que incidem na orientação das condutas que se configuram como técnicas de saber-poder e de si materializadas nos artefatos. Assim, é possível dizer que a biblioteca é um lugar de aprendizagem por onde diferentes significados circulam incidindo na fabricação dos sujeitos. Em adição a isso, neste espaço também há resistência que se expressa nos corpos que destroem as regras ao se expressar de outros modos, portanto fabricam para si outras formas de viver. Dessa forma, a biblioteca, pela ótica da heterotopia, pode ser percebida como um espaço em trânsito entre a efervescência urbana do Recife central e as escolas que lhe fazem vizinhança.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42251
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Wanderson Cruz dos Santos.pdf4,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons