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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42281

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Título: O trabalho do profissional da educação física no desenvolvimento da lateralidade em escolares
Autor(es): SOUZA, Rayane da Silva
Palavras-chave: Lateralidade funcional; Educação física para crianças; Transtornos das habilidades motoras
Data do documento: 23-Abr-2021
Abstract: A Educação Física é a ciência que estuda o movimento do corpo, com o objetivo de estimular, vivenciar e desenvolver capacidades cognitivas, afetivas e físicas do indivíduo, além de ser um instrumento pedagógico e eficaz. Aprendizagem motora, psicomotricidade, cognição, lateralidade e tudo que envolva aquisição de habilidades, e/ou execução de movimentos estão correlacionados diretamente com a educação física, pois é através da mesma que se adquire a consciência corporal. Quando a criança se encontra na fase da iniciação esportiva, mas não teve experiências ricas de aprendizagem motora, pode ter o seu desenvolvimento motor comprometido e vir a apresentar dificuldades de aprendizagem devido aos distúrbios ou transtornos durante o seu processo. Os distúrbios de lateralidade e os problemas de aprendizagem escolar podem estar relacionados. Esses se classificam em: dislexia, disortografia e discalculia. O objetivo deste estudo é identificar possíveis distúrbios relacionados à Lateralidade que derivam da falta de vivência (estímulos) nas aulas de educação física e relacionar ao desenvolvimento motor. O referido estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura, onde foram verificadas semelhanças e diferenças nas definições sobre os distúrbios relacionados a aprendizagem, encontradas com base nos estudos publicados entre os anos de 2005 e 2019. É por meio da lateralidade que o indivíduo se situa no ambiente, manifestando-se através das experiências vividas. A educação física desempenha um papel de relevante importância durante toda a vida e principalmente na fase escolar das crianças, sendo assim seu corpo se torna seu principal instrumento de autoconhecimento. Assim conclui-se que, a falta de prática nas aulas de educação física principalmente na fase educação infantil acarreta em um fraco desenvolvimento motor que não foi estimulado como deveria ser, e isso, venha interferir negativamente na vida pessoal e escolar, além de possivelmente não proporcionar experiências afetivas positivas nessas crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42281
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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