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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42282
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Título: | A matriz curricular dos cursos de bacharelado em educação física no estado de Pernambuco preparam o profissional para lidar com lesões? |
Autor(es): | SOUZA, Renato Bagetti Fonseca de |
Palavras-chave: | Ferimentos e lesões; Educação física - grade curricular; Educação física - formação profissional |
Data do documento: | 30-Abr-2021 |
Abstract: | O nível de inatividade física está aumentando em muitos países, afetando negativamente o estado de saúde da população e aumentando a prevalência de doenças, tais como: diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer. Nessa perspectiva, realizar exercícios físicos regularmente cria uma série de benefícios: aptidão física, saúde mental, redução do risco de morte prematura e doenças crônicas. No entanto, apesar dos benefícios derivados desses exercícios, há o risco de consequências adversas como a lesões. Logo, é de extrema importância que essa preocupação esteja presente no cotidiano do profissional de educação física, bem como, durante a sua formação acadêmica. Diante disso, o programa de educação física brasileiro deve expressar diversificadas habilidades em seu processo de ensino, estabelecendo e discutindo inúmeras situações específicas expressas durante a formação profissional. Assim, é de extrema importância o conhecimento mais aprofundado sobre as lesões musculoesqueléticas através de disciplinas e conteúdos que preparem melhor os estudantes de Bacharelado em Educação Física para que exerçam seu trabalho com excelência. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar como a temática de lesões vem sendo abordada, através da análise dos conteúdos e das disciplinas presentes no Projeto Curricular do Curso (PPC) e ou na matriz curricular dos cursos de Bacharelado em Educação Física de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, no Estado de Pernambuco. Foram encontradas e avaliadas 58 instituições de Ensino Superior em Pernambuco que ofertam o curso de Bacharelado em Educação Física, sendo 71% na modalidade presencial e 29% na modalidade EAD. No entanto, dessa amostra foi possível analisar a matriz curricular de 37 instituições, possibilitando verificar que apenas três instituições abordam a temática de lesões no projeto pedagógico. Com estes resultados, podemos sugerir que a maioria das IES do Estado de Pernambuco, não está preparando o profissional de educação física para lidar com lesões esportivas, no tratamento pós-traumático ou na reabilitação do atleta. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42282 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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