Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42309

Compartilhe esta página

Título: Sistemática e evolução de Cryptanthus Otto & A. Dietr. (Bromelioideae, Bromeliaceae)
Autor(es): FERREIRA, Débora Maria Cavalcanti
Palavras-chave: Cloroplasto; Filogenia; Filogenômica
Data do documento: 29-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Débora Maria Cavalcanti. Sistemática e evolução de Cryptanthus Otto & A. Dietr. (Bromelioideae, Bromeliaceae). Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Cryptanthus é um gênero da família Bromeliaceae que apresenta 64 espécies que estão distribuídas na parte leste do Brasil nas regiões nordeste e sudeste, ocorrendo nos domínios fitogeográficos da Floresta Atlântica e Caatinga. As relações filogenéticas do gênero não são completamente entendidas e os estudos taxonômicos feitos para o gênero estão desatualizados visto que nos últimos anos houve um grande incremento de espécies novas publicadas. Assim, o objetivo geral desta tese foi realizar o estudo sistemático e evolutivo de Cryptanthus. Para a reconstrução filogenética foram usados 44 acessos pertencentes a 29 espécies, sendo 23 do gênero Cryptanthus. As análises foram realizadas utilizando 69 genes codificantes de proteína do cloroplasto. O estudo mostrou que Cryptanthus é monofilético e que os clados foram formados pela proximidade geográfica das espécies. Os clados não estão de acordo com a classificação infragenérica anteriormente proposta para o gênero. As reconstruções de estado de caráter ancestral mostraram que a presença de pecíolos e que a coloração das pétalas alvas com ápice verde ou esverdeado surgiram múltiplas vezes na história evolutiva do gênero. Na parte taxonômica, cinco espécies novas foram descritas para o gênero: Cryptanthus apiculatantherus, C. brevibracteatus, C. cinereus, C. pirambuensis e C. vinosibracteatus. Uma sinopse taxonômica de Cryptanthus para a região nordeste do Brasil é apresentada e inclui 39 espécies. O estudo contou com uma chave de identificação do gênero para a região e inclui ilustrações e fotografias, bem como mapas de distribuição geográfica e análise do status de conservação das espécies. Além disso, dois complexos de espécies foram reconhecidos para Cryptanthus, o complexo Cryptanthus pickelii que engloba as espécies Cryptanthus alagoanus e Cryptanthus pickelii, e o complexo Cryptanthus zonatus que inclui as espécies Cryptanthus dianae, Cryptanthus reptans e Cryptanthus zonatus. Uma nova sinonimização foi proposta onde C. heimenii foi sinonimizado em C. bahianus. Além disso, a flora do estado de Alagoas foi apresentada e inclui seis espécies: C. alagoanus, C. bahianus, C. cinereus, C. dianae, C. felixii e C. zonatus. O estudo contou com chave de identificação das espécies para o estado, descrição das espécies, dados sobre distribuição e comentários taxonômicos. Por fim, um guia de campo incluindo fotografias é apresentado para facilitar a identificação das espécies do gênero.
Descrição: VASCONCELOS, Santelmo, também é conhecido em citações bibliográficas por: VASCONCELOS JÚNIOR, Santelmo Selmo de.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42309
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Biologia Vegetal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Débora Maria Cavalcanti Ferreira.pdf12,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons