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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42316
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BARBOSA, Lúcia Falcão | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, José Emerson Máximo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T11:43:43Z | - |
dc.date.available | 2021-12-23T11:43:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, José Emerson Máximo de Educação das relações étnico-raciais e documentação narrativa: por uma memória das práticas docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42316 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou as práticas pedagógicas de professores(as) de História da Educação Básica do Alto Sertão de Alagoas com a educação das relações étnico- raciais. Partimos da premissa de que o(a) professor(a) de História, no seu trabalho profissional, é produtor de saberes, conhecimentos e estratégias que são próprios do seu trabalho (NÓVOA, 1992, 2009, 2019; TARDIF, 2008). Diante disso, a nossa problemática girou em torno de como a Lei no 10.639/03 e todo o conjunto de normas, diretrizes e orientações para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais tem exigido a mobilização de novos saberes e práticas pedagógicas por parte dos (as) professores(as) de História que são chamados a aplicá-los e, portanto, adaptá-los para o contexto da sala de aula. Assim, este trabalhou objetivou identificar, registrar e analisar as práticas docentes desses profissionais da educação básica no trabalho com a educação das relações étnico-raciais. Para isso, utilizamos como Metodologia de pesquisa a Documentação Narrativa de Experiências e Práticas Pedagógicas a partir dos estudos de Daniel Suárez (2016, 2017, 2019) que a concebe como um instrumento de pesquisa em educação e como proposta de formação horizontal e colaborativa a partir da produção de textos narrativos de experiências e práticas pedagógicas pelos(as) próprios(as) professores(as) autores(as) dessas mesmas práticas. Assim, buscamos compreender, a partir da própria perspectiva desses profissionais, os saberes, as estratégias, os materiais e as práticas que estão sendo mobilizadas para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais no cenário real da sala de aula. Temos como fundamentação teórica os Estudos Culturais em torno do olhar do Multiculturalismo Crítico para a compreensão das relações entre Identidade/Diferença a partir de autores como Stuart Hall (2001, 2005), Tomaz Tadeu (2005, 2012) e Antônio Moreira (2002) e do Interculturalismo Crítico a partir de Catherine Wlash (2010) e Vera Candau (2011). Argumentamos que essas perspectivas nos fornecem um arcabouço epistémico, teórico e metodológico para pensarmos uma aula de História antirracista na perspectiva da Lei no 10.639/03. Na parte propositiva deste trabalho, apresentamos um diário de práticas docentes do ensino de História com a educação das relações étnico-raciais elaborado a partir das narrativas dos(as) próprios(as) professores(as) protagonistas destas mesmas práticas, como um material pedagógico de apoio para o trabalho com a temática na educação básica e como um registro da memória das práticas docentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino – História – Educação comparada | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores – Relações éticas raciais | pt_BR |
dc.subject | Novos saberes e práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Gestão e docência | pt_BR |
dc.title | Educação das relações étnico-raciais e documentação narrativa : por uma memória das práticas docentes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GOMES, Gustavo Manoel da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4086004865532810 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5667594441132627 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta investigación investigó las prácticas pedagógicas de los profesores de Historia de la Educación Básica del Alto Sertão de Alagoas con la educación de las relaciones étnico-raciales. Partimos de la premisa de que el profesor de historia, en su trabajo profesional, es un productor de saberes conocimientos y estrategias que son específicos de su trabajo (NÓVOA, 1992, 2009, 2019; TARDIF, 2008). Por lo tanto, nuestro problema ha girado en torno a cómo la Ley No 10.639/03 y todo el conjunto de normas, directrices y orientaciones para trabajar con la educación de las relaciones étnico-raciales ha requerido la movilización de nuevos conocimientos y prácticas pedagógicas por parte de los profesores de historia que están llamados a aplicarlos y, por lo tanto, adaptarlos al contexto del aula. Así, este estudio tenía como objetivo identificar, registrar y analizar las prácticas docentes de estos profesionales de la educación básica que trabajan con la educación de las relaciones étnico-raciales. Para ello, utilizamos la Documentación Narrativa de Experiencias e Prácticas Pedagógicas como metodología de investigación, basada en los estudios de Daniel Suárez (2016, 2017, 2019) que la conciben como un instrumento de investigación en la educación y como una propuesta de formación horizontal y colaborativa basada en la producción de textos narrativos de experiencias y prácticas pedagógicas por parte de los propios professores. Por lo tanto, buscamos entender, desde la perspectiva misma de estos profesionales, los conocimientos, estrategias, materiales y prácticas que se están movilizando para trabajar con la educación de las relaciones étnico-raciales en el escenario real del aula. Nuestra base teórica son los Estudios Culturales en torno a la perspectiva del Multiculturalismo Crítico para la comprensión de las relaciones entre la Identidad/Diferencia de autores como Stuart Hall (2001, 2005), Tomaz Tadeu (2005,2012) y Antônio Moreira (2002) e Interculturalidad Crítica de Catherine Wlash (2010) y Vera Candau (2011). Argumentamos que estas perspectivas nos proporcionan un marco epistémico, teórico y metodológico para pensar en una clase de historia antirracista desde la perspectiva de la Ley No 10.639/03. En la propuesta de este trabajo, presentamos un diario de prácticas docentes de la enseñanza de la historia con la educación de las relaciones étnico-raciales elaborada a partir de las narrativas de los propios maestros, como material pedagógico para apoyar el trabajo con el tema en la educación básica y como un registro de la memoria de las prácticas docentes. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5701200319717430 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - História |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO José Emerson Máximo de Carvalho.pdf | 983,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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