Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42316

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Lúcia Falcão-
dc.contributor.authorCARVALHO, José Emerson Máximo de-
dc.date.accessioned2021-12-23T11:43:43Z-
dc.date.available2021-12-23T11:43:43Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, José Emerson Máximo de Educação das relações étnico-raciais e documentação narrativa: por uma memória das práticas docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42316-
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou as práticas pedagógicas de professores(as) de História da Educação Básica do Alto Sertão de Alagoas com a educação das relações étnico- raciais. Partimos da premissa de que o(a) professor(a) de História, no seu trabalho profissional, é produtor de saberes, conhecimentos e estratégias que são próprios do seu trabalho (NÓVOA, 1992, 2009, 2019; TARDIF, 2008). Diante disso, a nossa problemática girou em torno de como a Lei no 10.639/03 e todo o conjunto de normas, diretrizes e orientações para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais tem exigido a mobilização de novos saberes e práticas pedagógicas por parte dos (as) professores(as) de História que são chamados a aplicá-los e, portanto, adaptá-los para o contexto da sala de aula. Assim, este trabalhou objetivou identificar, registrar e analisar as práticas docentes desses profissionais da educação básica no trabalho com a educação das relações étnico-raciais. Para isso, utilizamos como Metodologia de pesquisa a Documentação Narrativa de Experiências e Práticas Pedagógicas a partir dos estudos de Daniel Suárez (2016, 2017, 2019) que a concebe como um instrumento de pesquisa em educação e como proposta de formação horizontal e colaborativa a partir da produção de textos narrativos de experiências e práticas pedagógicas pelos(as) próprios(as) professores(as) autores(as) dessas mesmas práticas. Assim, buscamos compreender, a partir da própria perspectiva desses profissionais, os saberes, as estratégias, os materiais e as práticas que estão sendo mobilizadas para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais no cenário real da sala de aula. Temos como fundamentação teórica os Estudos Culturais em torno do olhar do Multiculturalismo Crítico para a compreensão das relações entre Identidade/Diferença a partir de autores como Stuart Hall (2001, 2005), Tomaz Tadeu (2005, 2012) e Antônio Moreira (2002) e do Interculturalismo Crítico a partir de Catherine Wlash (2010) e Vera Candau (2011). Argumentamos que essas perspectivas nos fornecem um arcabouço epistémico, teórico e metodológico para pensarmos uma aula de História antirracista na perspectiva da Lei no 10.639/03. Na parte propositiva deste trabalho, apresentamos um diário de práticas docentes do ensino de História com a educação das relações étnico-raciais elaborado a partir das narrativas dos(as) próprios(as) professores(as) protagonistas destas mesmas práticas, como um material pedagógico de apoio para o trabalho com a temática na educação básica e como um registro da memória das práticas docentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino – História – Educação comparadapt_BR
dc.subjectFormação de professores – Relações éticas raciaispt_BR
dc.subjectNovos saberes e práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectGestão e docênciapt_BR
dc.titleEducação das relações étnico-raciais e documentação narrativa : por uma memória das práticas docentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGOMES, Gustavo Manoel da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4086004865532810pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5667594441132627pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación investigó las prácticas pedagógicas de los profesores de Historia de la Educación Básica del Alto Sertão de Alagoas con la educación de las relaciones étnico-raciales. Partimos de la premisa de que el profesor de historia, en su trabajo profesional, es un productor de saberes conocimientos y estrategias que son específicos de su trabajo (NÓVOA, 1992, 2009, 2019; TARDIF, 2008). Por lo tanto, nuestro problema ha girado en torno a cómo la Ley No 10.639/03 y todo el conjunto de normas, directrices y orientaciones para trabajar con la educación de las relaciones étnico-raciales ha requerido la movilización de nuevos conocimientos y prácticas pedagógicas por parte de los profesores de historia que están llamados a aplicarlos y, por lo tanto, adaptarlos al contexto del aula. Así, este estudio tenía como objetivo identificar, registrar y analizar las prácticas docentes de estos profesionales de la educación básica que trabajan con la educación de las relaciones étnico-raciales. Para ello, utilizamos la Documentación Narrativa de Experiencias e Prácticas Pedagógicas como metodología de investigación, basada en los estudios de Daniel Suárez (2016, 2017, 2019) que la conciben como un instrumento de investigación en la educación y como una propuesta de formación horizontal y colaborativa basada en la producción de textos narrativos de experiencias y prácticas pedagógicas por parte de los propios professores. Por lo tanto, buscamos entender, desde la perspectiva misma de estos profesionales, los conocimientos, estrategias, materiales y prácticas que se están movilizando para trabajar con la educación de las relaciones étnico-raciales en el escenario real del aula. Nuestra base teórica son los Estudios Culturales en torno a la perspectiva del Multiculturalismo Crítico para la comprensión de las relaciones entre la Identidad/Diferencia de autores como Stuart Hall (2001, 2005), Tomaz Tadeu (2005,2012) y Antônio Moreira (2002) e Interculturalidad Crítica de Catherine Wlash (2010) y Vera Candau (2011). Argumentamos que estas perspectivas nos proporcionan un marco epistémico, teórico y metodológico para pensar en una clase de historia antirracista desde la perspectiva de la Ley No 10.639/03. En la propuesta de este trabajo, presentamos un diario de prácticas docentes de la enseñanza de la historia con la educación de las relaciones étnico-raciales elaborada a partir de las narrativas de los propios maestros, como material pedagógico para apoyar el trabajo con el tema en la educación básica y como un registro de la memoria de las prácticas docentes.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Emerson Máximo de Carvalho.pdf983,71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons