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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42316
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Título: | Educação das relações étnico-raciais e documentação narrativa : por uma memória das práticas docentes |
Autor(es): | CARVALHO, José Emerson Máximo de |
Palavras-chave: | História – Estudo e ensino; Ensino – História – Educação comparada; Formação de professores – Relações éticas raciais; Novos saberes e práticas pedagógicas; Gestão e docência |
Data do documento: | 18-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CARVALHO, José Emerson Máximo de Educação das relações étnico-raciais e documentação narrativa: por uma memória das práticas docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Esta pesquisa investigou as práticas pedagógicas de professores(as) de História da Educação Básica do Alto Sertão de Alagoas com a educação das relações étnico- raciais. Partimos da premissa de que o(a) professor(a) de História, no seu trabalho profissional, é produtor de saberes, conhecimentos e estratégias que são próprios do seu trabalho (NÓVOA, 1992, 2009, 2019; TARDIF, 2008). Diante disso, a nossa problemática girou em torno de como a Lei no 10.639/03 e todo o conjunto de normas, diretrizes e orientações para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais tem exigido a mobilização de novos saberes e práticas pedagógicas por parte dos (as) professores(as) de História que são chamados a aplicá-los e, portanto, adaptá-los para o contexto da sala de aula. Assim, este trabalhou objetivou identificar, registrar e analisar as práticas docentes desses profissionais da educação básica no trabalho com a educação das relações étnico-raciais. Para isso, utilizamos como Metodologia de pesquisa a Documentação Narrativa de Experiências e Práticas Pedagógicas a partir dos estudos de Daniel Suárez (2016, 2017, 2019) que a concebe como um instrumento de pesquisa em educação e como proposta de formação horizontal e colaborativa a partir da produção de textos narrativos de experiências e práticas pedagógicas pelos(as) próprios(as) professores(as) autores(as) dessas mesmas práticas. Assim, buscamos compreender, a partir da própria perspectiva desses profissionais, os saberes, as estratégias, os materiais e as práticas que estão sendo mobilizadas para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais no cenário real da sala de aula. Temos como fundamentação teórica os Estudos Culturais em torno do olhar do Multiculturalismo Crítico para a compreensão das relações entre Identidade/Diferença a partir de autores como Stuart Hall (2001, 2005), Tomaz Tadeu (2005, 2012) e Antônio Moreira (2002) e do Interculturalismo Crítico a partir de Catherine Wlash (2010) e Vera Candau (2011). Argumentamos que essas perspectivas nos fornecem um arcabouço epistémico, teórico e metodológico para pensarmos uma aula de História antirracista na perspectiva da Lei no 10.639/03. Na parte propositiva deste trabalho, apresentamos um diário de práticas docentes do ensino de História com a educação das relações étnico-raciais elaborado a partir das narrativas dos(as) próprios(as) professores(as) protagonistas destas mesmas práticas, como um material pedagógico de apoio para o trabalho com a temática na educação básica e como um registro da memória das práticas docentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42316 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
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