Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42321

Compartilhe esta página

Título: Avaliação dos aspectos biológicos do Siri-azul Callinectes danae, Smith, 1869 (Brachyura: Portunidae) através de indicadores morfofisiológicos : um estudo no litoral Norte de Pernambuco
Autor(es): NASCIMENTO, Thiago Oliveira
Palavras-chave: Crustáceo; Reprodução; Ecologia
Data do documento: 26-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Thiago Oliveira Avaliação dos aspectos biológicos do Siri-azul Callinectes danae, Smith, 1869 (Brachyura: Portunidae) através de indicadores morfofisiológicos: um estudo no litoral de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Morfotecnologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Callinectes danae possui grande importância ecológica nos ecossistemas marinho- estuarinos tanto na manutenção de teias tróficas quanto na importância econômica das comunidades pesqueiras. O presente estudo analisou a biologia reprodutiva do Callinectes danae correlacionando-a com os indicadores morfofisiológicos e suas atividades reprodutivas. O estudo foi realizado em área estuarina e marinha na Reserva Extrativista (RESEX) Acaú – Goiana, que é formada pelos estuários dos Rios Goiana (PE/PB) e Megaó (PE). Espécimes foram coletadas durante os períodos de estação seca e início da estação chuvosa correspondentes aos meses de janeiro a maio de 2019 e em seguida mensurado dados de morfologia externa para composição dos indicadores morfofisiológicos. Foram analisadas características morfológicas relacionando os indicadores FC, GSI e HSI com as variáveis sexo, meses e locais de coleta e correlacionando-as à biologia reprodutiva dos animais. O resultado apontou diferenças significativas nos valores do fator de condição (FC) entre as localidades de amostragem, os meses e o sexo. De uma maneira geral os indicadores FC e GSI acompanharam as variáveis da biologia reprodutiva. As fêmeas apresentaram maiores índices de FC e GSI em relação aos machos demonstrando estarem em estágio de maturação mais desenvolvidos e, portanto, aptas à reprodução durante esse período. O indicativo HSI não demonstrou relação direta significativa sobre a biologia reprodutiva do Callinectes danae nesse estudo. Embora haja uma crescente nos estudos que envolvem o conhecimento sobre a biologia reprodutiva do siri-azul observou-se poucos trabalhos voltados para a RESEX de Acaú-Goiana nesse sentindo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42321
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Morfotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thiago Oliveira Nascimento.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons